Kris Vallotton • July 24, 2024

PRESTAR CONTAS PELO PECADO NÃO É UM CAMINHO QUE LEVA A CONDENAÇÃO MAS A LIBERDADE

Há alguns anos viajei para a Roménia, pouco tempo depois da queda do comunismo. Uma das coisas que eu aprendi acerca deste país é que as pessoas tinham que mentir para permanecerem vivas durante o regime comunista. O governo odiava cristãos, por isso, a confissão de pecados levava ao encarceramento dos filhos e filhas, ao assassinato dos seus pais e à violação das suas mulheres.  

Esses riscos elevados associados à confissão resultaram numa cultura onde as pessoas recorriam à mentira para se protegerem. Por causa disso, era extremamente difícil para as pessoas nesta nação se tornarem completas. Deixe-me explicar o porquê…

Como sabemos, o apóstolo João disse: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). Portanto, o primeiro passo em direção à plenitude é a confissão. Para o povo romeno, o preço de dizer a verdade foi sempre muito alto porque requeria que fossem mortos ou aprisionados por causa da sua honestidade. É evidente a razão pela qual mentir era uma tentação que se tornou parte da forma como viviam as suas vidas!

Acho que a mesma cultura está crescendo agora nas esferas política e religiosa, onde as pessoas são desafiadas a confessar seus pecados e coisas que fizeram anosatrás... mas quando o fazem, recebem uma punição que vai muito além da responsabilidade pelo que confessaram. Muitas vezes perdem o seu emprego, a sua família e as coisas que são mais importantes para eles. Mais uma vez, a cultura da punição cobra um alto preço pela honestidade e a vulnerabilidade, e cria ecossistemas onde as pessoas permanecem acorrentadas a uma alma doente, ao pecado e à culpa!

Provavelmente todos nós mentiríamos debaixo de certas circunstâncias...por exemplo, para salvar a vida dos nossos filhos ou das nossas filhas, ou talvez, nas nossas mentes, para salvar o nosso casamento. Recentemente, nos Estados Unidos, tivemos uma situação em que um juiz supostamente fez algo errado há 36 anos e a mídia o desafiou a confessar seus pecados. Acontece que ele provavelmente não fez o que foi acusado, mas a punição pela confissão é tão grande que não me parece que muitas pessoas poderiam culpá-lo se ele se sentisse tentado a esconder o que aconteceu atrás de um muro de vergonha.    

Se você cria uma cultura de punição, vai também criar uma cultura onde é difícil dizer a verdade!

O PRIMEIRO PASSO EM DIREÇÃO À LIBERDADE É A CONFISSÃO

Quando falhamos e bagunçamos nossas vidas, o caminho para a cura está no perdão que começa com a confissão!

Parte do desafio é que às vezes as pessoas confessam, mas nunca se arrependem! Ficam viciadas no sentimento que experimentamos quando trazemos nossos pecados à luz e nos livramos do peso da vergonha. A verdade é que muitas vezes o vício da confissão não resulta em verdadeiro arrependimento ou em uma mudança de comportamento. A confissão é importante, mas se você pensa que é o único passo para a plenitude, você está deixando para trás a restauração total!

O segundo passo para uma alma próspera é o arrependimento, o que significa virar as costas ao pecado e realmente pensar de forma diferente acerca deste.

A Bíblia fala sobre o FRUTO do arrependimento em Mateus 3:8, “Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados [e se voltaram para Deus]" (NLT).

A prestação de contas genuína permite que aqueles que confessam sejam realmente transformados. Dessa forma, as pessoas não descarregam apenas as suas mágoas através de uma confissão habitual mas, em vez disso, voltam intencionalmente as costas aos seus pecados e caminham em liberdade.

PRESTAÇÃO DE CONTAS NÃO É CONDENAÇÃO

Algumas pessoas podem ler isso e pensar, “Bem, os cristãos não deveriam julgar os outros!”

Isso é verdade, mas não é disso que eu estou falando! Eu estou falando de julgar se o FRUTO na vida de alguém é bom ou mau.

Vamos considerar um exemplo que Jesus deu…

Quando Jesus falou com a mulher apanhada em adultério em João 8, Ele disse, “...Ninguém te condenou? Ela disse ‘Ninguém, Senhor’. E Jesus disse, ‘Eu também não te condeno. Agora vai e não peques mais’”.

Jesus lhe disse para ir e não pecar mais. Ele também disse que essa exortação não era uma condenação!

Levar as pessoas a prestarem contas pelas suas falhas (o fruto ruim nas suas vidas) de uma forma amorosa e honrada não é condenação, mas sim um caminho para a cura, plenitude e liberdade!

CRIAR UMA CULTURA DE ARREPENDIMENTO COMEÇA COM VOCÊ

Se você deseja criar uma cultura onde a vulnerabilidade é a norma e a restauração é o objetivo depois que as pessoas erram, você deve começar sendo esse modelo.

Eu aprendi esta lição há anos quando os meus filhos eram adolescentes. Eu fiquei bravo com a Kathy em frente deles e a tratei com desrespeito. Uma hora depois eu pedi desculpa e ela me perdoou.

Mais tarde me lembrei que tinha desrespeitado a Kathy em frente dos meus filhos adolescentes. Por isso, eu precisava pedir desculpas também a eles por ter sido um mau exemplo como marido, ou eles iriam crescer acreditando que o meu comportamento era aceitável. No dia seguinte, eu chamei todo o mundo e pedi perdão à Kathy e a cada um dos meus filhos. “Tudo bem, pai” eles disseram, um pouco irritados por eu estar fazendo tanto alarde. “Nós te perdoamos. Podemos ir agora?” eles pressionaram. “Podem ir”, eu respondi. 

Eu estava tão feliz por encerrar o assunto quanto eles. Cerca de uma semana mais tarde, um dos nossos filhos veio à cozinha e começou a ser sarcástico com a Kathy. Eu entrei na cozinha e disse, "Você não tem permissão para falar assim com minha esposa."

"Você mesmo foi rude com a mamãe outro dia!" ele respondeu.

“Sim”, eu continuei, “Mas você me perdoou. O perdão restaura o padrão. Quando você me perdoou, você desistiu do seu direito de agir da mesma forma que eu, porque o seu perdão me restaurou de volta ao lugar de honra. Eu me arrependi. Arrependimento significa ser restaurado ao pináculo, o lugar alto. 

"Me desculpe mamãe. Eu não deveria ter falado com você dessa maneira,” ele disse humildemente. “Eu te perdoo, filho,” ela disse, abraçando-o.

9 MANEIRAS PARA “LIMPAR A SUA BAGUNÇA" DEPOIS DE FRACASSAR

É muito importante que depois de confessarmos e nos arrependermos, produzamos frutos de arrependimento que normalmente começam com a “limpeza da nossa bagunça'' como diz o meu amigo Danny Silk. 

Pecar é como deixar cair um balde de tinta de cinco galões em uma sala e se perguntar: quem é que a tinta pegou? Quem é que o nosso pecado afetou? Todas essas pessoas merecem nossa confissão e arrependimento.  

Siga esses 9 passos práticos para entrar numa nova vida após o fracasso:

1. Admita que você está errado e que a culpa é apenas sua e de mais ninguém.

2. Pergunte a si mesmo qual é a raiz do seu fracasso… o que há de realmente errado?

3. Arrependa-se; seja sincero no seu arrependimento e mude a forma como você pensa sobre o motivo principal que te levou a falhar.

4. Limpe a sua bagunça; peça perdão a todas as pessoas que o seu fracasso afetou. Não importa se eles fracassaram também. Isso não é o que interessa quando você está tentando mudar a sua própria vida!

5. Encontre alguém que seja verdadeiramente forte na área em que você fracassou e peça-lhe para ser seu mentor e para o discipular.

6. Peça a Deus que lhe dê forças todos os dias para mudar sua vida. Quando você cair, levante-se imediatamente e não sinta pena de si mesmo!

7. Recuse-se a desistir; não dê desculpas por suas falhas ou se defenda quando for corrigido! Receba conselhos de pessoas sábias em sua vida.

8. Perdoe-se a si mesmo porque Deus o perdoou. Recuse-se a viver lamentando o passado.

9. Tenha um grande SIM em sua vida; encontre uma razão para viver para Jesus e um propósito pelo qual você está disposto a morrer!

O ARREPENDIMENTO DO PECADO TRAZ LIBERDADE, NÃO CONDENAÇÃO

As falhas das quais nos arrependemos não são mais o padrão a que devemos nos curvar. Quando pedimos a Deus e àqueles a quem ferimos que nos perdoassem, fomos colocados de volta nos lugares celestiais que Deus designou para nós. A verdade é que o perdão restaura o padrão de santidade em nós e através de nós!

Quando você se arrepende, você tem permissão para viver feliz para sempre! Esse é o presente de Deus para você. É chamado de misericórdia e graça. Misericórdia significa que você não recebe a punição que merece, mas graça significa que você recebe a bênção que não mereceu. Tudo isso foi pago quando Jesus morreu na cruz. Jesus não morreu apenas por você, Ele morreu como você. Assim, você pode viver como se nunca tivesse falhado!

Você já teve que limpar uma bagunça e depois viu Deus redimir e restaurar a situação? O que o impede de andar no fruto do arrependimento? Eu amo ler seus comentários na seção abaixo, então deixe-me saber sua opinião!  

THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: