É importante ter em mente que as “Notícias” são primeiramente e, acima de tudo, um negócio, depois, são uma forma de entretenimento, e, por último, são, de alguma forma, informativas.
Os jornais já não fazem mais parte do negócio de informação ao público; é um negócio que busca negócio - ser rentável, fazer dinheiro! Não há nada de errado em ser lucrativo e ser bem sucedido nos negócios, mas, quando diz respeito a notícias, precisamos estar conscientes do que motiva e movimenta o conteúdo daquilo que estamos consumindo!
Não podemos deixar as empresas de mídia, que estão, por direito próprio, obtendo lucro, definir e distorcer nossa percepção do que realmente está acontecendo no mundo! Além disso, não podemos permitir que eles construam a imagem na nossa mente sobre quem verdadeiramente são os líderes do mundo, ou o que eles falaram ou estão de fato falando sobre qualquer assunto.
O drama vende e as plataformas da mídia vão sempre priorizar o conflito, a contenda, e a competição em detrimento da verdade. O entretenimento impulsiona índices de audiência, que, por sua vez, determinam os preços dos anúncios, e é através dos anúncios que as empresas de mídia fazem dinheiro!
Além do mais, nos últimos dez anos, esta pressão para criar conflito e sensacionalismo tem levado o jornalismo opinativo a tomar o lugar da reportagem real! Alguns jornalistas não estão mais reportando as notícias. Ao invés disso, o que está sendo reportado é a sua OPINIÃO sobre as notícias. As plataformas da mídia já não divulgam mais os fatos sobre o que realmente aconteceu em uma dada situação. Agora, eles estão contando histórias a fim de proporcionar entretenimento, ao mesmo tempo que condicionam a forma das pessoas pensarem sobre os eventos!
Sendo assim, agora temos que ouvir e analisar a informação que recebemos desta indústria de notícias e de todas as vozes midiáticas com um maior nível de discernimento, pois a maioria das notícias são, na verdade, mais acerca da opinião do comentarista do que sobre os fatos ocorridos numa determinada situação.
Quando estiver lendo ou assistindo as notícias, lembre-se de que o evento, seja um discurso político, um acidente, ou uma crise, muitas vezes está sendo propositadamente filtrado através da intenção que o repórter tem em criar um segmento repleto de opiniões e entretenimento.
5 MANEIRAS DE PROTEGER SUA PAZ NO MEIO DO TURBILHÃO DAS NOTÍCIAS
Enquanto tudo isso continua a ser verdade, como seguidores de Cristo e cidadãos do Reino, continuamos a ser empoderados para permanecer em paz ainda que em meio a uma tempestade gerada por uma mídia movida pelo drama e pelo conflito.
Mantenha estas cinco verdades em mente:
1. Existe uma outra perspectiva das notícias fora do que a mídia apresenta para você e é a perspectiva do Reino. Esta nos permite ver os eventos através dos olhos de Deus.
2. Deus tem um plano divino. Ele é o fator X, a Esperança das Nações, e Ele é o Rei dos reis. Como Salomão disse, "Como ribeiros de água, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina.” (Provérbios 21:1).
3. A História é formada por aqueles que oram, não por aqueles que se preocupam.
4. No fim, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Logo, se não é bom, ainda não é o fim.
5. Nossa batalha não é contra carne ou sangue (não contra pessoas, conservadores, liberais, ou quem quer que seja). Nossa batalha é contra os principados que manipulam as pessoas a fim de cumprir uma agenda demoníaca. Ficar irado com indivíduos, grupo de pessoas, ou entidades governamentais apenas te coloca no jogo das trevas que busca destruir os humanos. O inimigo não é liberal, conservador, ou independente. Ele apenas odeia a verdade! Ele odeia a humanidade, odeia conservadores, odeia liberais, odeia mulheres e odeia homens, odeia qualquer grupo étnico e cada ser humano que alguma vez nasceu de uma mulher.
Mantendo firme essas realidades do Reino, nós podemos guardar a paz, permanecer informados e viver com uma perspectiva do céu na terra! Como é que você guarda sua paz em meio ao redemoinho sensacionalista? Eu adoraria ler suas ideias e pensamentos a respeito na seção de comentários abaixo!