Ouço tantas pessoas falando sobre seu desejo de estar em comunidade e, com muita frequência, lamentando sua incapacidade de encontrá-la. Talvez seja você? Talvez esteja lendo isso porque deseja encontrar um lugar de pertencimento e simplesmente parece não se conectar em nenhum lugar.
Ouço isso principalmente de pessoas que moram fora da comunidade da Bethel, acreditando que não podem ter o que temos porque não moram em Redding. Isto simplesmente não é verdade! Eu amo Redding e amo nossa comunidade da Bethel e acredito que lidamos bem com a vida e os relacionamentos. Sinto-me honrado e abençoado por fazer parte disso. No entanto, uma comunidade saudável e próspera não é exclusividade de nossa igreja e cidade.
Se você deseja uma comunidade como a nossa na Bethel, ou mesmo se isso nunca passou pela sua cabeça, o desejo de uma comunidade saudável e vivificante de pessoas que vivem juntas é muito real e válido. Mas, como a maioria das coisas boas da vida, a comunidade não “acontece” magicamente para você. Então, como encontrá-la?
COMUNIDADE É IDEIA DE DEUS
A comunidade é muito importante para Deus — tanto que Ele a soprou no coração do homem quando o criou. Em Gênesis, quando Deus criou tudo na terra, Ele se referia a tudo no singular, até que Ele criou o homem e então Ele se referiu no plural: “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança’.” (Gênesis 1:26).
Não muito depois disso, Ele disse: “Não é bom que o homem esteja só”, e se esforçou ao máximo para encontrar uma companheira adequada para o homem — criando todos os animais e finalmente encontrando a parceira perfeita na criação da mulher. Consideremos também o fato de que nascemos da união de duas pessoas. Ao virmos a este mundo somos automaticamente inseridos em uma comunidade da nossa família.
O QUE VOCÊ ESTÁ SEMEANDO NA COMUNIDADE?
O desejo de estar em comunidade é natural e apropriado, como podemos ver em Gênesis, e deve ser procurado. Mas se você deseja uma comunidade e não consegue encontrá-la, talvez seja você quem deve trazê-la para as pessoas ao seu redor! Você carrega o projeto de comunidade dentro de você, e o mundo está esperando que você apareça dessa forma. Mais uma vez, não estou negando a necessidade muito real de viver em comunidade; na verdade, sou uma das vozes mais altas que você ouvirá dizendo que encontrar o seu povo é uma das coisas mais importantes que você pode fazer nesta vida. Mas, às vezes, precisamos tirar o foco de atender a uma necessidade nossa e, em vez disso, colocar nossa energia em atender a essa mesma necessidade em outra pessoa.
Paulo nos diz em Coríntios: “Quem semeia pouco, pouco também ceifará, e quem semeia em abundância, em abundância também ceifará” (2 Coríntios 9:6). Muitas vezes ouvimos esse versículo pregado no contexto das finanças, mas é tolice acreditar que Deus só se preocupa em dar dinheiro (afinal, Ele deu o Seu Filho). Há muito mais que você pode semear - seu tempo, seus dons, seu encorajamento, seu coração. E não porque Ele precise disso, mas porque tudo o que você der (semear) em abundância, em abundância também colherá!
MUDAR SEU CORAÇÃO E FOCO
Deus não é cego às necessidades e desejos do seu coração; Ele é quem os colocou lá e está te convidando a caminhar neles. Mas isso requer uma mudança em seu coração e perspectiva, e uma vontade de dar um passo de fé. Exorto você a olhar para o ambiente com novos olhos; não para encontrar o que você está procurando, mas sim para encontrar onde você pode começar a plantar sementes para sua colheita futura. Construir uma comunidade não tem que ser complicado, mas também não acontece da noite para o dia.
Em vez de apenas conhecer pessoas e esperar que algo aconteça, comece a convidá-las para fazer coisas. Comece sendo o anfitrião em noites de cinema ou jogos em sua casa ou organizando passeios em grupo. Então, depois de fazer uma vez, faça de novo. E de novo. E lembre-se, enquanto lidera esses empreendimentos, que você tenha a capacidade de receber o Espírito Santo, e Sua presença criará uma atmosfera que permite que as pessoas descansem, fiquem seguras, vulneráveis e se conectem de uma maneira real, o que é no fim das contas o que você está almejando. Não precisa ser forçado ou apressado; dê um tempo e divirta-se. Depois de um tempo, você logo começará a construir uma conexão real com as pessoas e, um dia, olhará em volta e perceberá que não apenas encontrou o que estava procurando - você o criou.
Você tem sido um catalisador para sua comunidade? Eu adoraria ouvir nos comentários os seus pensamentos e ideias para construir uma comunidade forte!