Kris Vallotton • July 25, 2024

5 COISAS QUE EU GOSTARIA CONTAR A TODOS SOBRE O MINISTÉRIO PROFÉTICO

Você já foi ferido pelo ministério profético? Talvez tenha sido por uma palavra específica que pareceu inadequada e não conseguiu superar, ou talvez fosse de uma palavra que está guardando há tanto tempo que já até passou da data de validade. Você vê que o profético é poderoso e, como qualquer coisa que tenha valor, deve ser aperfeiçoado, estudado e cultivado com sabedoria. Muitas pessoas me pedem para lhes dar conselhos sobre o ministério profético e hoje eu adoraria compartilhar um pouco disso contigo.

Tenho visto muito crescimento no corpo de Cristo nos últimos anos ensinando as pessoas a ouvir de Deus e a profetizar. Vi comunidades proféticas se desenvolverem em todo o mundo! Eu acho tão importante que, à medida que crescemos, nos mantenhamos ancorados na verdade bíblica sobre o que é profecia e o que não é. Para a Flashback Friday de hoje, quero compartilhar 5 coisas que eu gostaria de ensinar a todas as pessoas a respeito do ministério profético. Confira:

Em poucas palavras:

  • Nem toda a palavra encorajadora é uma palavra profética. Supõe-se que a profecia deva encorajar, exortar e consolar (ver 1 Coríntios 1:3). No entanto, nem todas as palavras encorajadoras são profecias, assim como todo apóstolo deve ser pai ou mãe, mas nem todo pai ou mãe será necessariamente um apóstolo. É importante que não ajustemos a Bíblia para que ela signifique algo que não diz. É bom que você seja encorajador, até quando não é uma profecia, mas não vamos fazer de tudo o que é encorajador uma profecia.

  • Palavras de conhecimento não são palavras proféticas. Às vezes olhamos para uma pessoa e sabemos a sua profissão. Essa é uma palavra de conhecimento – informação que obteve através do Espírito Santo e que é verdadeira. Isso é bom, mas não é uma profecia.

  • O valor que você atribui à palavra profética determina o poder que receberá dela. Parte da razão pela qual as pessoas não recebem graça para mudar é porque elas não entendem o que é o ministério profético. A Bíblia diz que se recebe o ministério profético em nome dele, então recebe seu galardão (Mateus 10:41). Então, se você tem pouquíssima fé na palavra, não se surpreenda se ela não acontecer. Um exemplo disso é Moisés e o povo que não entrou na Terra Prometida. Milhões ouviram a palavra profética sobre a Terra Prometida, mas apenas duas famílias conseguiram entrar. Não foi uma palavra ruim, mas a fé que fez a diferença. O que podemos aprender? A incredulidade matará uma profecia e impedirá que os propósitos de Deus se tornem realidade em sua vida. Além disso, é importante que, antes de começar o ministério profético, você explique o que ele é. As pessoas precisam saber como administrá-lo e colocar sua fé a favor dele.

  • Não faça com que a palavra profética se encaixe na sua oração matinal. Por exemplo, se você está orando por seu cônjuge e alguém lhe dá uma palavra sobre comunidade ou companheirismo em sua vida, é fácil interpretar isso como Deus lhe trazendo seu cônjuge, ao invés de como Deus trazendo amigos, mesmo que não seja isso que a palavra diga. O Senhor muitas vezes nos envia palavras proféticas de outras pessoas sobre coisas pelas quais normalmente nunca oramos — as coisas sobre as quais Ele vem tentando falar conosco há anos e que não estamos abertos a ouvir… muitas vezes sobre algo que nunca quisemos fazer, ou um lugar que nunca quisemos ir.

  • Quanto maior o nível de ministério profético, maior deve ser o nível de julgamento profético. Quando você faz uma declaração profética, eu realmente recomendo que não diga: "Assim diz o Senhor", porque a Bíblia não nos dá o privilégio de estar sempre certos ao profetizar. Em culturas proféticas, provavelmente terá algumas palavras que não são precisas (isso faz parte do crescimento). Se disser: "Assim diz o Senhor", isso remove o elemento do julgamento profético. A palavra, não a pessoa que a dá, deve ser examinada em uma cultura profética. Se você se sente invalidado porque uma palavra profética que deu é julgada, então precisa lidar com alguns problemas de autoestima. A verdade é que, se você não tiver balizadores em sua cultura profética, estará capacitando as pessoas a manipular com o profético (o que significa que elas exigem que todos os outros vejam suas palavras como verdadeiras sempre), o que levará sua congregação à amargura e esgotamento em decorrência das profecias. Entretanto, a Bíblia diz para não desprezar as declarações proféticas (1 Tessalonicenses 5:20-21), então sejamos ensináveis e humildes com nossas palavras proféticas.

A RESPONSABILIDADE LEVA À CLAREZA!

Como você está desenvolvendo a cultura profética em sua comunidade? É tão importante que levante ministros do profético que operam com maturidade e amor, nunca fazendo parceria com manipulação. Quero incentivá-lo a ser um catalisador para a mordomia do profético em sua comunidade e, ao aprender a julgar as palavras proféticas e permitir que o Espírito Santo o guie ao filtrar o que Ele está dizendo, você terá maior clareza e revelação. E essa clareza irá capacitá-lo a valorizar as palavras proféticas corretas, acelerando-o para o poder que a palavra carrega! Qual é o passo que pode dar para isso hoje? Eu adoraria saber quais as suas reflexões sobre o tema nos comentários abaixo!

THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: