Você se sente exigido além da conta e constantemente cansado?
Você sente que não importa o que faça parece ser impossível satisfazer as expectativas a seu respeito? Você é perfeccionista e sempre tem dificuldades de deixar algo ou de finalizar uma tarefa a menos que esteja impecável?
Talvez você já experimentou isso pessoalmente - aquela voz interna que exige, que te diz para trabalhar duro, fazer mais, e melhorar sua performance para, enfim, ter um senso de bem estar e valor. Apesar disso, ainda que esteja indo bem e fazendo o correto, você sente que precisa fazer “mais" e, se há alguma falha, seu mundo parece desabar.
A pior parte de viver dessa forma é que seu coração costuma estar no lugar correto, deseja ser livre de tudo isso, mas não sabe como. Este é o fruto de uma vida governada pela necessidade de performance, e é o oposto de uma identidade sólida.
PERFECCIONISMO VS. EXCELÊNCIA
Viver dominado por uma mentalidade que é guiada pela performance é exaustivo! No entanto, Jesus disse, “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30)
O que isso significa na prática? Como posso mudar de uma vida de performance e perfeccionismo para uma vida de descanso?
Você experimenta o descanso que é fruto do avivamento quando opera a partir de um senso de valor e de bem-estar por causa daquilo que Cristo já conquistou para nós na cruz. Ele trabalhou para assegurar amor, aceitação, e aprovação para que não precisemos mais lutar por nada disso. "Está consumado" (João 19:30).
Isso não significa que não precisamos nos dedicar, servir, ou buscar excelência. Na verdade, a graça nos preenche e nos capacita para cumprirmos nosso destino! A Graça nos habilita a fazer muito mais, cumprir muito mais, ter um desempenho melhor, e servir fielmente sem o esforço constante e desgastante de trabalhar para sermos aprovados.
O descanso que é fruto do avivamento é:
Trabalhar a partir do amor (sabendo que já sou amado) ao invés de trabalhar para ser amado.
Servir como alguém já aceito ao invés de servir para ser aceito.
Trabalhar como alguém já aprovado no lugar de trabalhar para ser aprovado.
Trabalhar seguro na minha identidade, ao invés de trabalhar para alcançar um destino.
Ao fim do dia, se você procura ser livre de perfeccionismo e performance você tem que compreender que já é um filho de Deus. Como um filho ou filha, você tem tudo o que você precisa - todo o amor, aceitação, provisão, aprovação que você sempre desejou podem ser encontrados em sua conexão com seu amado Pai.
UMA NOVA FORMA DE VIVER
Eu quero te encorajar a descansar na graça de Deus hoje, liberto da escravidão do perfeccionismo e livre para descansar enquanto você trabalha.
Por que não começar hoje uma nova página? Vamos nos livrar das condições que colocamos para nós mesmos. Condições como “se eu fizer isso", ou "tenho que fazer dessa forma", ou "se eu ficar como ou parecer com", "preciso ter aquilo”, etc, e só então eu serei aceito.
Se você tiver algum “se” doentio em sua mente, substitua-o por uma declaração confiante de “eu sou”. Tente: “Sou aceito/sou amado/sou protegido/sou bonito/sou confiante…”
Você luta com performance e perfeccionismo? Como você trabalha com isso para andar em sua identidade como filho de Deus? Eu adoraria ouvir o que você está pensando e qualquer sabedoria que você tenha para compartilhar nos comentários abaixo!