Eu estava na Austrália, era uma tarde quente, pregando em uma reunião de mais ou menos duzentos líderes. O assunto? Como nós, como seres humanos, podemos ser grandes. Você já pensou na sua própria grandeza? Talvez tenha uma imagem na sua cabeça do impacto que espera ter no mundo, mas o que tem te impedido? Eu vejo isso acontecendo especificamente na igreja - muitas pessoas têm medo de serem grandes, porque tem medo de cair em orgulho. Você se identifica com isso?
Na minha visita à Austrália, eu perguntei ao público: “Quem são os heróis da sua nação?” (Não sou muito familiarizado com o passado da Austrália). Ninguém respondeu. Eu pressionei: “Sabe, os Estados Unidos têm o Abraham Lincoln. A Inglaterra tem o Winston Churchill. E a Austrália?” Ainda assim, um silêncio constrangedor encheu a sala. Eu senti como se tivesse dado um fora; honestamente, algo que eu já estava acostumado a fazer, mas não conseguia entender o porquê! O pastor sênior quebrou a tensão e se inclinou para frente. “Kris,” ele disse sussurrando “culturalmente é um tabu ser um herói em nossa nação. Não falamos sobre ser grande por aqui”.
Fiquei chocado ao ouvir isso, e, depois, a equipe local me explicou melhor o que eles chamavam de “síndrome de papoula alta”. É uma dinâmica social em que qualquer um que faz coisas extraordinárias ou cresce mais do que os outros, é cortado ou rebaixado pelas massas. Refletindo sobre isso, percebi que isso não é apenas prevalente na Austrália, mas acontece em muitas igrejas hoje. Muitos círculos Cristãos estão ensinando as pessoas a serem boas, sem empoderá-las a quebrar o molde e serem grandes.
O PALAVRÃO COM “R”
Humildade e grandeza caminham de mãos dadas. É isso mesmo, a verdadeira humildade está plenamente conectada com a recompensa. A maioria de nós sabe que em Mateus 23:12 diz: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Então os atos de humildade são o caminho para a promoção!
No entanto, por alguma razão, a cultura na igreja instalou vergonha em volta do conceito de recompensa. Tornou-se como um “palavrão”. Na cabeça de muitas pessoas, a meta de ser recompensado, bem-sucedido ou até glorioso, é algo que deveria ser removido de nossos corações, por medo de nos tornarmos independentes e orgulhosos. Mas até Jesus atingiu a grandeza por causa da recompensa: “Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz,” (Hebreus 12:2). Como nós, como igreja, nos tornamos tão contraditórios em relação àquilo que está tão claro nas escrituras?
15 CHAVES PARA HUMILDE
Na verdade, Jesus nos encoraja à grandeza demonstrando como obtê-la: se humilhando. Então, como remover a tensão de ser recompensado, enquanto permaneço humilde? Aqui estão 15 atributos da humildade que devemos agarrar enquanto Deus nos exalta:
1. Devemos permanecer ensináveis.
2. Precisamos permanecer influenciáveis.
3. Precisamos ser capazes de ser disciplinados sem nos defendermos.
4. Devemos nos alegrar quando outros são celebrados.
5. Nenhum trabalho pode ser pequeno demais para nós.
6. Não temos que estar sempre certos.
7. Devemos naturalmente buscar conselhos.
8. Nós realmente oramos e não apenas falamos sobre isso.
9. Devemos admitir livremente nossas falhas, erros e fracassos.
10. Devemos viver para ajudar outros a alcançarem sucesso.
11. Não podemos ser facilmente ofendidos.
12. Precisamos ter uma atitude de gratidão.
13. Devemos nos recusar a viver com senso de direito, pensando que alguém nos deve algo.
14. Devemos ser rápidos em perdoar e não guardar rancor.
15. Devemos ser confiantes em quem somos e contentes em quem não somos.
ATIVAÇÃO PARA SEMANA
Quero te encorajar a tirar um minuto e convidar o Espírito Santo a sondar o seu coração. Se tem algo nessa lista em que há espaço para melhorar, Ele o ensinará e guiará nesse caminho. Além disso, pergunte-se se consegue aceitar a grandeza que Deus tem para sua vida. Consegue recebê-la sem vergonha? Se você vê grandeza em outros, rapidamente os rebaixa, ou consegue celebrar a maneira com que Deus os está usando?
Deixe-me saber o que está pensando na sessão de comentários abaixo.