Você se sente caminhando pelo vale da sombra da morte? Seu ano tem sido uma batalha constante? No início deste ano, dei uma palavra profética sobre a guerra espiritual na terra.
Houve uma onda de medo em 2018 porque entramos em território inimigo ocupado há anos. Forças demoníacas que mantiveram o planeta em suas garras por gerações foram, e ainda estão, sendo quebradas. Então, você pode ter experimentado resistência na forma de ansiedade, depressão, pesadelos e até mesmo pensamentos suicidas... porque você conquistou um novo território para mudar o mundo e amá-lo profundamente. E conforme você avança em um novo território, há resistência contra você.
Os conflitos espirituais ocorrem com mais frequência quando avançamos para um novo território habitado por espíritos malignos. Muito parecido com a experiência da terra prometida de Josué ou a reconstrução dos muros de Neemias, o inimigo defende seu território quando avançamos para a nova terra.
NÃO IDENTIFIQUE MAL O SEU INIMIGO
É muito importante entendermos que não estamos guerreando contra nosso velho homem, mas contra os Principados. A guerra é finalmente vencida quando você reconhece que os pensamentos contra os quais está lutando não são seus e resiste a eles. Efésios 6:12 diz: “Porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais.” Quando entendemos que nosso velho homem está morto, não tentamos mais brigar com ele.
Os espíritos malignos atacam dando-lhe pensamentos convincentes. Em outras palavras, eles fazem você sentir vontade de fazê-los, mesmo que sejam o oposto de sua história e natureza. Então esses mesmos espíritos o acusam de ter esses pensamentos e sentimentos. Se você acredita nessas acusações, você começa a lutar contra si mesmo em vez de lutar contra o verdadeiro inimigo e pode até perder a confiança em si mesmo e na capacidade de Deus de protegê-lo. Isso inicia uma espiral descendente de depressão, ansiedade e ódio de si mesmo.
PALAVRA PROFÉTICA REVISITADA
Uma das forças demoníacas que vejo ativas na terra com aqueles que estão no meio da guerra agora é o espírito de Jezabel. Quero deixar claro que Jezabel não é uma mulher obstinada, mas sim um espírito, que é personificado por uma mulher na história da Bíblia. Eu sei que algumas pessoas na igreja gostam de rotular as mulheres que têm uma voz ou ponto de vista forte como Jezabel, mas isso é simplesmente impreciso e inapropriado.
O espírito de Jezabel é uma questão de espíritos, não de pessoas, como acabamos de mencionar.
4 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ SOB A INFLUÊNCIA DE UM ESPÍRITO DE JEZABEL
Então, como você sabe se está sob a influência de um espírito de Jezabel? Eu encorajo você a ler a história completa em 1 Reis capítulos 18 e 19. A história é longa, mas o que eu quero que você saiba antes de ler é que Elias tinha acabado de sair de uma grande batalha e obteve uma grande vitória (ele derrotou 850 falsos profetas). De repente, ele ficou sob a influência de um espírito de Jezabel quando ela disse que iria matá-lo. Talvez este ano você tenha tido algumas grandes vitórias, seguidas de algumas batalhas intensas… Eu digo que você não “perdeu” quando pisou em um novo terreno com coragem. Você está enfrentando resistência porque está exatamente onde precisa estar... conquistando novos terrenos, avançando o Reino e iluminando lugares escuros.
Aqui estão quatro sinais de que você está sob a influência do espírito de Jezabel:
- Medo irracional e insegurança.
- Elias acabara de matar 850 falsos profetas e fazer os israelitas voltarem para Deus. Ele teve uma grande vitória! No entanto, quando Jezabel disse que mataria Elias, ele fugiu para salvar sua vida. A ameaça dela contra a vida dele não era uma ameaça real porque ele poderia facilmente derrotá-la, como acabara de derrotar 850 falsos profetas. Então, esse medo era irracional. Você pode estar sob a influência de um espírito de Jezabel se estiver lidando com medos irracionais que não fazem sentido à luz da realidade de sua vida.
- O espírito do suicídio.Elias deseja morrer quando fica sob a influência do espírito de Jezabel. Vamos pensar onde mais isso acontece na Bíblia. Quando Jesus encontrou Satanás no deserto em Mateus 4, uma das tentações foi se jogar do pináculo do templo. O suicídio é na verdade um espírito. Como nós sabemos disso? Porque a autopreservação é um dos motores mais comuns da criação. Então, o que leva uma pessoa a querer tirar a própria vida? Eu digo a você que esse desejo não é humano. Seu desejo natural é viver, mas a pessoa (Satanás) que te odeia, quer te ver morrer.
- Confusão. Elias não quer viver e acaba em uma caverna, isolado e sozinho. Quando ele conta a história do que acabou de acontecer para Deus, ele traz à tona uma história de muitos anos atrás e sobre uma época em que tudo estava dando errado. No entanto, a história mais recente, de 41 dias antes, é sobre sua vitória! Tudo o que ele consegue lembrar é o que deu errado. Ele está confuso e esqueceu sua mais recente conquista! Se você não consegue ver com clareza, se sente confuso em seu espírito e está confuso sobre de onde Deus o trouxe. Você pode estar sob a influência desse espírito.
- Isolamento. Elias disse a Deus: “Só sobrou eu” (1 Reis 19:10), mas Deus responde que Ele tem 7.000 outros profetas que não dobraram os joelhos a Baal. Quando você está sob a influência de um espírito de Jezabel, você se sente sozinho e pensa que é o único que resta. É como se o mundo estivesse chegando ao fim. Mas é importante lembrar que a verdade é que o mundo melhorou drasticamente nos últimos 100 anos! Você não está sozinho e Deus está se movendo na terra!
O OBJETIVO DA SUA BATALHA
A visão dá um propósito à dor. Quando você souber para onde está se movendo, terá resistência, força e firmeza para sair do outro lado de sua batalha. Então, por que guerreamos no Espírito? Que luz brilhante espera no fim do túnel e como você pode se concentrar em seu brilho em vez das sombras ao seu redor?
O propósito claro das batalhas no deserto é testar e estabelecer nossa fé. O apóstolo Tiago nos disse para nos regozijarmos nas provações por causa do que elas produzem em nós — a mesma maturidade e perfeição que Cristo demonstrou em Sua total dependência em Deus: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que o teste de sua fé produz perseverança. E que a perseverança tenha o seu resultado perfeito, para que sejais perfeitos e completos, em nada faltando” (Tiago 1:2–4).
A fé é fundamentalmente um termo relacional – não é primeiro uma questão do que você acredita, mas em quem você acredita. No meio da batalha, pode parecer tão complexo, mas quando a poeira baixa e a fumaça se dissipa, a verdadeira guerra sempre gira em torno da mesma questão: em quem vamos acreditar? A quem vamos ouvir, Deus ou o diabo?
SUA VITÓRIA É MAIOR DO QUE VOCÊ
Permita-me lembrá-lo de que sua batalha não é apenas para estabelecer sua fé, mas também para demonstrar luz na terra! As pessoas falam da escuridão como se fosse a força mais dominante do mundo; como se a escuridão estivesse expulsando a luz do mundo. Mas nada poderia estar mais longe da verdade! É a luz que está perseguindo a escuridão! A bondade de Deus é avassaladora, a verdade está vencendo as mentiras, e é o poder do Espírito que está expulsando os poderes das trevas!
Se você experimentou um avanço quando esta palavra profética foi lançada no início deste ano, por favor, compartilhe seus testemunhos nos comentários! Se você ainda está em sua batalha, também adoraria saber como planeja perseguir a escuridão nesta temporada. Lembre-se, sua batalha está acontecendo porque você está conquistando um novo terreno, então que seus passos sejam fortes, que seu caminho seja iluminado e que sua visão seja clara para que cada avanço seja realizado com muita confiança!