O que o impede de ser generoso? É o medo de não ter o suficiente para custear suas próprias despesas? É que você nunca pensa em dar? Eu acredito que quando compreendemos verdadeiramente o poder da generosidade, então dar se torna algo muito fácil e até mesmo inegociável! Se está lendo isso e acha que já ouviu tudo sobre o tema da generosidade, eu o encorajo a continuar lendo... porque pode haver mais do que você pensa! Talvez a generosidade esteja intimamente ligada à sua capacidade de receber de Deus!
DAR É UM PONTO DE PARTIDA PARA SUA PROSPERIDADE
Um dos segredos mais bem guardados dos princípios da prosperidade é a generosidade, pois ela determina a capacidade do sistema de distribuição que retribui seu investimento no Reino. Parece complicado, mas deixe-me explicar citando Jesus: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lucas 6:38). Toda prosperidade começa com dar, o que significa que todos no mundo têm a capacidade de enriquecer, porque todos têm algo a dar - incluindo você!
Pense assim: Se a prosperidade começasse com receber em vez de dar, então cada um de nós seria impotente para produzir riqueza até que alguém decidisse contribuir para o nosso bem-estar. Em outras palavras, faria sentido culpar suas más condições nas ações de outras pessoas. Mas porque você inicia toda a prosperidade em sua vida dando, é você que determina quando irá ativar seu dote celestial para receber o poder divino de Deus para produzir riqueza.
MAS EU CRESCI POBRE!
Você pode se queixar, “Mas eu cresci em uma família pobre e não tenho nada para dar!” Sinto muito, mas está errado. Veja o versículo novamente. Não diz: “Dê dinheiro e ele será dado a você”. Jesus apenas disse: “Dê e será dado a você”.
Todo mundo tem algo a dar. . . todos! Você pode dar seu tempo, seus dons, sua sabedoria, sua força, seu encorajamento, seus talentos, etc. Você é um baú cheio de verdadeiras riquezas, uma fortuna de benefícios para os outros. Pense no que valeria um robô se pudesse realizar um décimo das tarefas de que é capaz. Se subestimar sua capacidade de dar, estará prejudicando sua capacidade de receber.
POR QUE VOCÊ RESTRINGIRIA A SUA DÁDIVA?
A segunda parte deste versículo é igualmente profunda: “Porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”. Falando metaforicamente, se você der a Deus uma colher de chá de arroz, Ele usará sua colher de chá (medida) para devolver dez colheres de chá de ouro. Se você der a Deus um balde de arroz, Ele usará seu balde (medida) para lhe devolver dez baldes de ouro.
Há alguns anos, eu ouvi uma bela história sobre arroz que ilustra isso perfeitamente. É mais ou menos assim: Era uma vez um velho camponês descalço caminhando perto de uma estrada de terra. Ele estava abatido, desamparado, desgastado e maltratado, e carregava uma pequena tigela de madeira com arroz. Segurando a tigela perto do rosto, ele usava suas mãos para raspar cuidadosamente cada grão de arroz para dentro da sua boca. De repente, o som de cem cavalos encheu o ar. O camponês ergueu os olhos de sua tigela para ver uma espessa nuvem de poeira e uma carruagem de ouro brilhante cercada por uma comitiva de belos cavalos montados por cavaleiros em armaduras brilhantes. Entre dentes, o camponês amaldiçoou a comitiva do rei, reclamando sobre a ousadia da arrogância desconsiderada do homem rico.
De repente, a carruagem parou ao lado do camponês. O rico rei, sua coroa brilhando com joias, abriu lentamente a porta de sua carruagem. O camponês escondeu o rosto de vergonha enquanto o rico rei falava gentilmente. "Posso comer um pouco do seu arroz, por favor?" perguntou o rei, para espanto de todos. O camponês resmungou algo baixinho e sua mão trêmula emergiu com relutância debaixo do xale, medindo cuidadosamente três grãos de arroz na mão do rei. O rei, cheio de gratidão, agradeceu gentilmente ao velho camponês. Em seguida, ele abriu sua arca do tesouro e contou lentamente três moedas de ouro, colocando cada uma delas cuidadosamente na mão estendida do camponês.
Quando a comitiva do rei começou a se mover novamente deixando o camponês para trás, ele arrancou suas roupas esfarrapadas e jogou-as no chão gritando: "Ah, se eu tivesse dado a ele toda a tigela de arroz!"
Acho que a moral da história é bastante clara: seu nível de generosidade
determina o nível da bênção de Deus em sua vida. Quanto mais pobre você se considera, mais importante é dar de si mesmo.
VOCÊ É CHAMADO A SER GENEROSO
A verdade é que todo crente é chamado a ser generoso e, quando você dá a Deus, Ele retribui trinta, sessenta e cem vezes mais. Portanto, se é verdade que todos nós somos chamados a dar, e se também é verdade que você não pode dar mais do que Deus, então é lógico que todos nós somos chamados para ser prósperos (não ricos).
Então, vou fazer a pergunta novamente: o que atrapalha a sua generosidade? Eu oro para que experimente a liberdade dessa prisão hoje, não porque queira ganhar algumas riquezas, mas porque isso é importante no Reino.
Você se dá tanto quanto gostaria? O que está te prendendo? Eu adoraria ler seus pensamentos e histórias de generosidade nos comentários!