O dinheiro é um dos assuntos mais confusos e polarizadores na igreja hoje. Algumas pessoas batem no tambor e gritam a melodia da prosperidade como uma promessa que Deus quer torná-lo o mais rico possível, enquanto outros abraçam uma vida de pobreza como um sinal de semelhança com Cristo e humildade. Essas duas visões, são extremas e confusas, para dizer o mínimo, e meias-verdades sem brilho, se formos completamente honestos.
Mas e se Deus nunca quis que fôssemos pobres? E se a prosperidade pudesse realmente estar relacionada ao seu relacionamento com Ele, não de um lugar de súplica ou esforço, mas de dentro para fora? Eu não disse riquezas. Não; a prosperidade é muito maior do que o mundo vê como riqueza.
TALVEZ HÁ OUTRA MANEIRA DE ABORDAR ISSO
No vídeo Flashback Friday de hoje, vamos dar uma olhada em algumas perspectivas bíblicas sobre riqueza que talvez não tenham sido gritadas do topo das montanhas (mas espero que inspirem esperança e paixão em todos vocês):
Em poucas palavras:
• Tanto as riquezas de Salomão quanto as de Abraão, estavam diretamente ligadas a seus relacionamentos com Deus. Gênesis 13:2 diz: “Ora, Abraão era muito rico em gado, em prata e em ouro”, e 2 Crônicas
9:22 diz: “Assim o rei Salomão tornou-se maior do que todos os reis da terra em riquezas e sabedoria”.
• Então talvez a riqueza não seja um sinal de seu relacionamento com Deus, a menos que seja.
• Não estou dizendo que todo rico tem um relacionamento com Deus. Mas estou dizendo que, quando Deus o torna rico, essa riqueza está diretamente relacionada ao seu relacionamento com Deus. Então, às vezes a riqueza é um sinal do seu relacionamento com Deus!
• Você pode, claro, ser pobre e ter relacionamento com Deus, mas não vamos ao outro extremo e dizer que Deus não enriquece algumas pessoas. E se Deus os enriqueceu, qual é o seu problema com eles?
• Sempre que escrevo sobre isso nas mídias sociais, recebo comentários negativos... Não entendo por que todos nós queremos ir para o céu e ser ricos, mas por algum motivo nos opomos a que as pessoas sejam ricas na terra.
• Deuteronômio 8:18 diz: “Mas te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é Ele quem te dá poder para enriquecer, para que confirme a aliança que jurou a teus pais, como se vê hoje”.
• Para o povo judeu em Israel, quando eles eram ricos, era um sinal direto de seu relacionamento com Deus, porque Deus havia dito que os tornaria ricos como um sinal de Sua aliança com eles.
• Você sabia que Jesus contou mais parábolas sobre dinheiro do que qualquer outro assunto? As parábolas das minas, dos talentos, da moeda perdida... Jesus falou mais sobre dinheiro do que qualquer outra coisa nas parábolas.
VAMOS PARAR DE SERMOS CONFUSOS SOBRE DINHEIRO
Eu realmente acredito que a maioria das pessoas que ainda lutam com uma mentalidade de pobreza, quer ser livre e quer avançar. No entanto, quando você luta há muito tempo, a abundância do reino pode parecer inatingível ou opressiva. Hoje, estou pedindo a você que simplesmente abra sua mente e coração para o que Deus pode querer dizer a você sobre esse assunto. Quero encorajá-lo a deixar de lado seus medos, suas ofensas, suas feridas, suas decepções e talvez até um pouco de orgulho, e estar aberto ao pensamento de que talvez haja uma maneira de ter clareza sobre a riqueza. Deixe de lado a doutrina da pobreza sob a qual você pode estar, porque quero propor a você, que há muito mais na vida do que viver na carência.
O QUE VOCÊ PENSA SOBRE DINHEIRO IMPORTA
Se Jesus ensinou mais sobre riqueza do que qualquer outra coisa, isso também deve ser importante para nós. Ele não estava desperdiçando Suas palavras. Ele não estava tentando nos confundir. Claramente podemos ver que Ele nos dá poder para fazer riqueza, então o que está impedindo você de acreditar nisso para você mesmo?
Obviamente, este assunto é muito maior do que um único post de blog, mas espero que tenha feito você pensar na possibilidade de que Deus pode abençoá-lo com riqueza. Se você quiser saber mais sobre isso, confira meu livro “Pobreza, Riqueza e Prosperidade”.