Kris Vallotton • July 25, 2024

POR QUE VOCÊ PRECISA DE RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL (MESMO QUE TENHA SIDO FERIDO POR LÍDERES)

Se você quer mudar o mundo, é imperativo que aprenda a submeter sua vida e prestar contas a pessoas sábias! Ao longo dos anos, tenho visto que um dos maiores obstáculos para alcançar o destino dado por Deus é o desejo de seguir o curso sozinho, sufocado por seus próprios pontos cegos e confuso sobre por que você não pode seguir em frente.

Entendo com mais clareza agora do que nunca que com grande autoridade vem muita responsabilidade. Quanto mais influência você tiver no mundo, mais sabedoria precisará para navegar pela vida de maneira redentora, para que os propósitos de Deus sejam cumpridos em seu tempo.

O favor amplifica a influência em nossas vidas, mas o favor sozinho não nos ajuda a tomar boas decisões. Temos que buscar a Deus por Suas perspectivas e nos conectar com pessoas sábias para obter suas percepções e conselhos. É na prestação de contas autêntica e vitalícia aos sábios conselheiros que há vitória!

COBERTURA E RESPONSABILIDADE NÃO SÃO A MESMA COISA!

Devemos perceber que há uma diferença entre cobertura e prestação de contas! Se você faz parte de uma igreja ou movimento cristão, você pode ter uma cobertura espiritual, no entanto, a verdadeira responsabilidade só está presente em nossas vidas quando temos um relacionamento pessoal com pessoas que podem e falam em nossos corações, nossas circunstâncias e nossos relacionamentos. Adoro a maneira como Hebreus 13:17 coloca isso: “Obedeçam aos seus líderes e sujeitem-se a eles, pois eles vigiam a alma de vocês como quem há de prestar contas. Deixe-os fazer isso com alegria e não com tristeza, pois isso seria inútil para você."

Todos precisam dessas profundas conexões de aliança - não principalmente porque elas nos impedem de falhar, mas porque elas nos inspiram a alcançar o alto chamado de Deus que repousa em cada uma de nossas vidas.

Historicamente, a responsabilidade se especializou em ajudar as pessoas a conter seu mau comportamento. Mas como novas criaturas em Cristo, todos nós precisamos prestar contas às pessoas que nos lembram regularmente que nascemos para fazer história. A responsabilidade é incrível se for responsável por sua capacidade e não responsável por sua deficiência. Não pode consistir simplesmente em pessoas que me dizem quando estou fazendo algo errado. Como diz meu amigo Paul Manwaring: “Não preciso de alguém para ter certeza de que não fumo, preciso de alguém para ter certeza de que estou pegando fogo!”

Quanto mais responsabilidade, influência e autoridade tivermos em nossas vidas, mais profundo será o fundamento da responsabilidade. Mas nossos parceiros de responsabilidade devem ter permissão para falar naqueles lugares em nossas vidas onde somos inconscientemente ignorantes, para que possam ser nossos olhos para nossos pontos cegos. O mais importante é que eles nos lembram das áreas de força que não vemos ou nas quais não temos confiança e nos responsabilizam por caminhar em nosso alto chamado.

Podemos ver esse tipo de responsabilidade positiva em 1 Timóteo 4. Paulo fala a Timóteo como um pai e o exorta a não negligenciar os dons espirituais que foram depositados nele, mas a fazer algo com os dons que trará grande benefício para as vidas ao seu redor. Todos nós precisamos de pais e mães que, como Paulo, nos lembrará do que carregamos e nos encorajará a colocá-lo em prática (ver 1 Timóteo 4:11-16).

SUA RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL NÃO PRECISA SER DE UMA PESSOA FAMOSA

Talvez você entenda a importância de se submeter a líderes que podem responsabilizá-lo por seu destino, mas têm dificuldade em encontrar alguém para cumprir esse papel. Nem sei dizer quantas vezes ouvi pessoas expressarem o desejo profundo de serem orientadas por pais espirituais como Bill Johnson. Esta pode ser uma pílula difícil de engolir, mas quero que você entenda que é muito improvável que os líderes que carregam os mantos apostólicos que cobrem movimentos inteiros sejam capazes de fornecer responsabilidade relacional para a maioria das pessoas sob seu comando.


A própria natureza de sua responsabilidade corporativa os impede de ter o tempo necessário para cultivar relacionamentos profundos com tantas pessoas.

No entanto, esse tipo de tempo e relacionamento são fundamentais para que o verdadeiro discipulado e/ou responsabilidade ocorra. No entanto, quando se trata de líderes que atuam em funções apostólicas ou que cobrem movimentos inteiros, aplica-se a verdade de Provérbios 18:24: “O homem que tem muitos amigos se arruína.”


Portanto, deve-se encontrar responsabilidade entre as pessoas com quem está convivendo. Você não precisa de alguém famoso,  só precisa de uma pessoa sábia que tenha tempo e esteja disposta a falar honestamente sobre sua vida! Deve ser uma pessoa que respeita muito; que acredita em você e tem mais experiência do que você. Prestar contas a seus colegas pode ser útil, mas raramente tem o impacto que uma pessoa mais experiente pode ter em seu coração, seu crescimento e seu destino.


ACIONADO PELA AUTORIDADE?

Talvez, enquanto você lê isso, a ideia de que alguém tem autoridade sobre você em Deus pareça dolorosa na melhor das hipóteses e impossível na pior. Conheço bem esses sentimentos, tendo crescido com dois padrastos que abusaram de sua autoridade em minha vida. Mas os benefícios de ter uma verdadeira liderança espiritual em nossas vidas superam em muito a luta interna necessária para chegar lá. E para muitos crentes, é uma luta. Algumas pessoas que parecem ter a maior resistência ao conceito de autoridade espiritual não ousariam dizer nem mesmo ao seu empregador não salvo: “Você não pode me dizer o que fazer. O senhor é meu pastor; Não me submeto à autoridade terrena.” Em vez disso, eles chegam ao trabalho na hora que o chefe manda. Eles usam qualquer uniforme exigido pelo código corporativo. Eles realizam as tarefas que lhes são exigidas cinco ou seis dias por semana. Mas no domingo, eles vêm à igreja e se recusam a trabalhar no berçário ou realizar algum trabalho simples que a liderança lhes pede. Já ouvi crentes me dizerem que algum líder da igreja os feriu, então eles nunca mais se submeterão à autoridade espiritual.


A mensagem de vida deles é clara: “Você não pode me dizer o que fazer”. Você pode imaginar como seria sua renda se estendesse essa forma de pensar para o mercado? Fico preocupado quando os cristãos fazem por dinheiro o que não fazem por amor.


BANDEIRAS VERMELHAS NOS LÍDERES


É claro que sempre há “líderes espirituais” no Corpo de Cristo que acham que é sua responsabilidade controlar as pessoas em vez de capacitá-las para cumprir o mandato dado por Deus. Esses líderes usam o medo e a manipulação para fazer seu rebanho fazer o que é necessário. Esse tipo de pessoa não deve ser líder e os outros não devem confiar neles ou se submeter a eles.


Os verdadeiros pais e mães espirituais sempre incluem a realização dos sonhos de seu povo como parte de sua principal missão de Deus. Sempre que os pastores lideram de uma forma que não beneficia significativamente seu povo, eles estão fazendo mau uso da sua autoridade. Deixe-me ser claro: este não é o tipo de líder em quem estou sugerindo que você confie.


NÃO EXISTE UM LÍDER PERFEITO!


Nem a opinião de todos deve ter peso em sua vida, porque isso levará a um padrão exaustivo de agradar as pessoas. Mas deve haver alguns poucos selecionados que você permite ver profundamente em seu coração, em quem confia, tem uma conexão e quem  sabe que deseja o melhor para sua vida.


Lembre-se, não existe líder perfeito, exceto Jesus! Não podemos exigir perfeição de nenhum líder, mas podemos esperar que aqueles que nos lideram demonstrem maturidade, nos amem e vivam com humildade. Os líderes não são pessoas perfeitas com um histórico perfeito. Claro, nem as pessoas que eles estão liderando.


Como você se submete à autoridade espiritual? Você já passou pela jornada de encontrar um mentor espiritual ou pais espirituais? Eu adoraria ler seus pensamentos e ideias nos comentários abaixo! Se você quiser alguma leitura extra sobre este assunto, confira 1 Coríntios 4:14-21, ou meu livro, Heavy Rain.


THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: