Recentemente organizei uma sessão de perguntas e respostas ao vivo sobre o tema de encontros espirituais em minhas redes sociais. A sinergia e a curiosidade sobre o assunto me levaram a compartilhar este blog post originalmente escrito em 22 de novembro de 2019. Espero que o encoraje e o inspire!
DE ONDE VEM O MEDO?
Se o título deste blog acendeu medo ou ansiedade em seu coração, gostaria de propor que nem todas as experiências ou práticas sobrenaturais vêm do reino das trevas. O fato é que na verdade muitos encontros espirituais ou expressões que são demonstradas na escuridão são muitas vezes uma perversão de algo criado por Deus! Preocupa-me que, em um esforço para não serem enganados, alguns cristãos pegam coisas que são espiritualmente poderosas ou sobrenaturais e as atribuem de imediato ao movimento da Nova Era! Consequentemente, o que resta é uma Igreja passiva, paralisada e impotente.Eu descobri que muitas vezes os crentes escolhem qual é o balde em que colocam uma experiência espiritual baseados no medo ou na incompreensão de como Jesus quer que operemos nos dons de Seu Espírito hoje. Por exemplo, quando algumas pessoas lêem estas palavras de Jesus, “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, até os eleitos” (Mateus 24:24), eles estão convencidos de que Jesus disse: “Nos últimos dias, TODOS os profetas serão falsos”. A maioria dos caçadores de heresias não acredita que haja profetas nos últimos dias, então eles consideram todos os sinais e maravilhas como falsos!Claro, existem falsos profetas, falsos sinais e maravilhas, transes demoníacos, línguas demoníacas, etc., mas o diabo geralmente falsifica coisas que são valiosas! Ninguém jamais falsificou um centavo ou uma nota de um dólar; é muito trabalho para pouco impacto. Eu diria que o diabo tem uma grande estratégia para desarmar a igreja – ou seja, convencê-la de que as armas de guerra, as próprias ferramentas que ela recebeu para vencer a batalha contra o mal, são do próprio príncipe das trevas.
AS EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS SÃO BÍBLICAS
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos práticos de experiências sobrenaturais que foram rotuladas como Nova Era em grande parte da cultura atual.Primeiro - os transes são cristãos ou da Nova Era? Bem, o apóstolo Pedro caiu em transe. Eis a referência: “Estava na cidade de Jope orando; e em transe tive uma visão, um objeto descendo como um grande lençol abaixado por quatro cantos do céu; e chegou até mim...” (Atos 11:5)O apóstolo Paulo também experimentou um transe. Aqui está sua referência; “Aconteceu que, quando voltei a Jerusalém e estava orando no templo, caí em transe...” (Atos 22:17)As visitas de anjos são “Nova Era” ou cristãs? Você está ciente de que os anjos são mencionados 185 vezes apenas no Novo Testamento? Houve pelo menos 20 visitas angélicas apenas no livro de Atos. Em contraste, o Espírito Santo é mencionado 223 vezes no Novo Testamento.
O EVANGELHO É PODEROSO
O que quero dizer é que você não pode separar o evangelho do poder de Deus! Paulo colocou assim: “No poder de sinais e maravilhas, no poder do Espírito; de modo que desde Jerusalém e arredores até a Ilíria tenho pregado plenamente o evangelho de Cristo”. (Romanos 15:19)
Ele estabelece esse ponto em 1 Coríntios 4:20: “Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder”.
Se ensinamos que não há mais dons do Espírito – que profecia, cura e libertação não são para hoje – e que todas as experiências espirituais e/ou encontros sobrenaturais já passaram, isso não está reduzindo o evangelho? Não é tão perigoso remover o poder de Deus do povo de Deus quanto ser enganado? Na verdade, isso não é, em si, uma parceria com o engano?
É imperativo que prestemos atenção à advertência de Paulo a Timóteo e não nos tornemos pregadores sem poder. Paulo disse: “Mas percebam isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis... os homens manterão uma forma de piedade, embora tenham negado o seu poder; Evite homens como estes. (2 Timóteo 3:1,5)
MEU GUIA ESPIRITUAL
Se você é um crente, assim como eu, tem um guia espiritual. Seu nome é Espírito Santo e Ele nos guia em toda a verdade! A Bíblia diz: “Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade...” (João 16:13) De fato, o Espírito Santo nos dá poder para fazer a obra do Evangelho. A própria palavra “salvo” na língua grega é “sozo” e, na verdade, significa “salvo, curado e liberto”. Portanto, devemos, como Paulo nos exortou, pregar e demonstrar a TOTALIDADE do evangelho para que as pessoas que experimentam nosso ministério recebam todos os benefícios do sangue de Jesus - sozo. Imagine o impacto de uma Igreja fortalecida, assumindo nosso chamado para ministrar no poder do reino de Deus, servindo até mesmo nos lugares mais sombrios do planeta, curando e redimindo o mundo de volta para Deus!
Como você aceitará esse chamado e convidará o Espírito Santo para sua vida diária? Conte-me sobre isso nos comentários abaixo!