Acho que muitas pessoas não percebem que a dor de uma doença física geralmente também carrega uma bagagem emocional ou espiritual. Tenho certeza de que alguns de vocês que estão lendo isso podem se relacionar e talvez sentir vergonha, medo da morte, ansiedade ou sentimentos de rejeição que acompanham sua doença física (muitas vezes isso acontece com doenças crônicas). Muito raramente a doença afeta apenas nossos corpos, mas a Igreja nem sempre aborda essa realidade!
Lembro que quando comecei a aprender sobre o coração de Deus para curar, cheguei a um ponto em que realmente tive que lutar com Deus. Não sei se diria que estava zangado com Ele, mas estava realmente lutando. Lembro-me de não ser capaz de conciliar o que sabia sobre Deus e Sua capacidade e desejo de curar, com o fato de não ver as pessoas próximas a mim experimentarem a cura… E a dor que senti não era apenas física, mas também emocional. Era tão difícil de assistir! Nesse lugar, Deus falou comigo sobre um dos milagres mais estranhos da Bíblia e trouxe revelação muito necessária para aquela época. Confira mais no vídeo Flashback Friday de hoje:
Em poucas palavras:
Vejamos esta história de cura de João 9: “Ao passar, viu um homem cego de nascença. E seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” Jesus respondeu: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que as obras de Deus pudessem ser exibidas nele. Devemos fazer as obras daquele que me enviou enquanto é dia; a noite está chegando quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo”. Tendo dito isso, cuspiu no chão, e com a saliva fez lodo, e aplicou o lodo nos olhos, e disse-lhe: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” (que traduzido é Enviado). Então ele foi, lavou-se e voltou vendo”. (João 9:1-7)
Tudo o que Jesus tem que fazer para curar alguém é dizer uma palavra. Porém, nesta história, Jesus curou cuspindo!
Por que você acha que Jesus passou por todo esse drama? Deus me pediu para reler a história e destacou para mim que os discípulos relacionaram a cegueira de nascença do homem com seu próprio pecado ou com o pecado de seus pais.
Lembre-se de que, sob a antiga aliança, as pessoas que serviam a falsos deuses eram amaldiçoadas com filhos que nasciam cegos. (Deuteronômio 28:28)
Na cultura judaica da época, quando as pessoas viam uma criança nascer cega, presumia-se que ela era amaldiçoada por que seus pais serviam a outros deuses. Quando menino, o cego provavelmente era cuspido sempre que caminhava pela rua. Você pode imaginar uma vida inteira sendo cuspido e amaldiçoado?
Então, quando Jesus curou cuspindo, ele usou a coisa que o mundo usou para amaldiçoar o homem por toda a sua vida para curá-lo…. Ele fez isso como uma restauração emocional e espiritual! Jesus curou o homem total e tridimensionalmente. O homem andou porque foi curado fisicamente, saltou porque foi curado emocionalmente e louvou a Deus porque foi restaurado espiritualmente! (Atos 3:6-8)
Deus quer que sejamos inteiros, não apenas bem!
ONDE VOCÊ É FERIDO É ONDE VOCÊ É CURADO
A mesma área que lhe causou dor é a mesma área que Deus quer curá-lo, não apenas física, mas também emocional e espiritualmente! Assim como vemos nesta história, Deus é o Redentor de todas as coisas e Ele sabe do que precisamos melhor do que nós. O cego pediu cura física, para que pudesse ver novamente. No entanto, o que Jesus tinha reservado, embora parecesse uma loucura, era exatamente o que o homem precisava para receber a integridade em vez de apenas uma cura parcial. Quem diria que aquele cuspe poderia ser tão poderoso?
JESUS É COMPAIXÃO
Quero propor a você que hoje pode ser o seu dia de plenitude! O Rei mais bondoso está querendo derramar Seu amor sobre sua vida. Não se afaste com medo, mas aceite o que Ele está fazendo, mesmo que pareça estranho ou misterioso. Quero encorajá-lo que, se tem uma doença física que também está causando dor emocional, Deus pode e quer curá-lo tridimensionalmente! Eu libero um avanço para a cura de seu corpo, alma e espírito hoje! Você tem alguma história invulgar de Deus te curando, ou alguém que conhece? Eu adoraria ler sobre isso nos comentários! Que nossas almas se gloriem no Senhor.