Kris Vallotton • July 24, 2024

O QUE DEUS REALMENTE PENSA SOBRE O DIVÓRCIO

Ultimamente no blog temos falado sobre a importância dos casamentos saudáveis e o seu impacto profundo na cultura. Eu acredito que a restauração da família e dos casamentos vai mudar o mundo, definir destinos e alterar o curso da história. No entanto, a realidade infeliz é que existem muitos crentes que têm sofrido a dor de um casamento desfeito, que acaba por terminar em divórcio.

Então, o que dizer aos nossos irmãos e irmãs que têm experimentado o final desolador de um casamento?

Quando falamos ao corpo de Cristo a respeito deste assunto, a dificuldade é convencer as pessoas divorciadas que estão completamente perdoadas e abençoadas por Deus, sem dar àqueles que estão em casamentos difíceis permissão para desistir!

Me preocupa que em nosso zelo em manter os casamentos unidos — uma coisa nobre e boa a fazer — nós temos marginalizado completamente um grupo inteiro de pessoas que na realidade estão muitas vezes experimentando uma dor imensa!

Temos marcado as pessoas divorciadas como se fossem os leprosos dos nossos dias, banindo-os da conexão com a família que é a igreja local. Em alguns círculos da igreja o divórcio é como um pecado imperdoável. Pessoas que se divorciaram são tratadas como se tivessem a peste: não podem servir na igreja e não são dignos de confiança. 

Eu não concordo com o exílio de um terço da igreja no ‘castelo gelado da vergonha’ simplesmente porque essas pessoas falharam em uma área da vida. É o nosso chamado e responsabilidade como corpo de Cristo restaurar qualquer pessoa que tenha passado pelo divórcio!

 POR FAVOR NÃO ME ENTENDA MAL

O Evangelho é sempre redentor porque Jesus morreu para redimir a humanidade de toda a angústia! Toda vez que nós aplicamos as escrituras de uma forma que não é redentora, que cria falta de esperança ou reduz o destino da pessoa à sua história, nós perdemos de vista o objetivo do Evangelho! Isso pode colocar muitos desafios quando a Igreja tem a responsabilidade de amar as pessoas em situações complicadas sem incentivar escolhas das quais Deus não é a favor.

Eu não penso que o divórcio é OK e eu não estou de forma alguma dizendo que se você está num casamento difícil deveria desistir! Eu amo o casamento e o meu tem sido um casamento

 feliz por mais de 40 anos. Por favor me escute! O meu filho passou por um divórcio e foi uma das coisas mais dolorosas que a minha família experimentou. Foi verdadeiramente excruciante!

Eu entendo por experiência própria que quando Deus diz que nós não devemos nos divorciar, é porque Ele quer nos proteger da dor de um coração partido. Quando Deus diz "não" sempre há uma razão, então deixe-me ser claro:

Eu sou contra o divórcio! O casamento é uma aliança que você deve manter para a vida inteira.

O casamento não é algo para tentar descobrir se vocês são compatíveis. Deve trabalhar nele a cada dia porque fez uma aliança; vocês entraram nesse relacionamento para derramar as suas vidas um pelo outro.

Os psicólogos dizem que o divórcio é a segunda coisa mais estressante que você pode experimentar na vida, a seguir à morte de um filho.

Optar pelo divórcio porque você não está “feliz” é normalmente o início de uma descida dentro de um poço tão fundo que apenas um ato de Deus poderá resgatá-lo.

Meu filho passou por um divórcio e isso quase o destruiu, a seus filhos, a mim e a minha esposa. Passei seis meses deitado no meu sofá, depressivo e incapaz de seguir. O estresse fez com que meu filho tivesse sintomas de esclerose múltipla por quatro anos, e acima de tudo, causou estragos inimagináveis em meus netos. Felizmente, 10 anos depois, estamos todos recuperados. Glória a Jesus!

Quando Deus diz coisas como “NÃO” ou “DE JEITO NENHUM” é sempre porque o pecado machuca as pessoas. Deus não está tentando nos controlar ou Ele não nos daria livre arbítrio e escolhas (como duas árvores no jardim).

Então, a ideia de que eu faria, algum dia, algo para promover o divórcio é ridícula e ofensiva. Eu passei a minha vida ajudando a salvar casamentos, a restaurar relacionamentos e a empoderar pessoas para viver em aliança com alegria e paz!

Agora que nós entendemos que eu sou um grande fã do casamento, temos que pensar em como vamos tratar aqueles que fracassaram. Nós todos falhamos em algum ponto da nossa vida, e ainda assim Deus nos usa e nos redime! De fato, aproximadamente metade da Bíblia foi escrita por assassinos!

NÃO HÁ RESPOSTAS FÁCEIS

 Aqui está o desafio: apenas nos Estados Unidos, existem milhões de pessoas que são divorciadas e que casaram novamente.

Nos meus primeiros três anos como pastor na Bethel, eu era um dos principais conselheiros matrimoniais. Eu tinha em média seis sessões por dia, três vezes por semana, durante todos esses anos. No início eu tinha uma visão dogmática, eu via em preto e branco, sobre muitos assuntos mas especialmente sobre casamento e divórcio. O problema é que as minhas perspectivas teológicas simples eram irrelevantes para muitas das situações complexas que eu estava tentando resolver.

Consideremos um exemplo prático: Digamos que o João e a Betânia se divorciam por razões que não estão nas escrituras. Os anos passam e o João casa novamente e tem dois filhos com a Ana. Enquanto isso, a Betânia se casa com o Tomás, que também é divorciado e a sua primeira esposa volta a casar. Agora a Betânia e o Tomás estão no meu escritório com problemas sérios no seu casamento e, para além disso, desde que se casaram, há uns anos atrás, tiveram dois filhos biológicos. Como é que o perdão e o arrependimento vão ser demonstrados no caso deles? Como é que eles podem estabelecer uma fundação para começar de novo?

Devo dizer a eles…

1. Vocês estão cometendo adultério então precisam pedir a Deus que os perdoe. Mas também têm que entender que Deus não vai ajudá-los a restaurarem o seu casamento porque pecaram contra o céu e por isso viverão o resto das suas vidas sem a bênção de Jesus no seu relacionamento.

Ou devo dizer…

2. Vocês dois devem pedir perdão a Deus e produzir fruto de arrependimento se divorciando. O único casamento que Deus pode abençoar é o seu primeiro, portanto cada um deve convencer o seu cônjuge original a se divorciar do seu cônjuge atual e se reconciliar contigo. Aí nós ajudaremos vocês a encontrar uma maneira de integrar os seus dois filhos nas vossas famílias através da guarda compartilhada.

Ou talvez eu deva dizer...

3. Vocês dois devem fazer a coisa certa diante de Deus porque vocês estão vivendo em adultério. Portanto, precisam se divorciar e partir para uma guarda compartilhada de seus filhos. 

Ou então uma quarta opção que diz…

4. Não há uma solução divina para o seu problema. Não importa o que vocês dois façam, nunca poderão ser abençoados apesar de serem perdoados. Estragaram tudo e vão ter que viver com isso!

Esse é apenas um dos cenários bem comuns que eu encarava semanalmente como conselheiro e pastor. Se você acha que isso é um caso raro, então não tem feito muitos aconselhamentos. Através dessa experiência eu aprendi que é fácil ter respostas dogmáticas para problemas que nunca tivemos que enfrentar realmente. Infelizmente, o mundo é muito mais complexo do que um único princípio pode resolver.

ESTAMOS DIZENDO QUE VIVER JUNTO É MELHOR DO QUE O CASAR?

Vamos continuar dando uma olhada na forma como abordamos o divórcio…

Se você diz que nós não podemos casar novamente após o divórcio, as pessoas que moram juntas ao invés de se casarem têm uma vantagem?

Se o Paulo morou com quatro mulheres diferentes nos últimos 15 anos, e finalmente decide se acalmar e casar, a igreja celebra a sua decisão e celebra o fato de que ele finalmente ganhou entendimento! Ele não é encarado com vergonha e julgamento, mas ao invés disso com alívio e celebração!

Mas por que nós não podemos aplicar essa mesma celebração a alguém que tentou com todas as forças fazer a coisa certa (se casar ao invés de apenas morar junto), mas que falhou (como muitos de nós falhamos na vida) e agora quer fazer a coisa certa, fazer melhor da segunda vez e se casar novamente? Você vê a diferença de tratamento aqui?! Quando os cristãos não conseguem encontrar uma regra na Bíblia que se aplica à situação, eles geralmente não sabem o que fazer! E ainda assim um tratamento diferente e injusto não é uma resposta apropriada para esse desafio!

ENTÃO QUAL É A RESPOSTA?

Jesus tem uma resposta para cada situação! Não há pessoa, relacionamento, ou situação que é tão ruim ou complexo que Ele não possa criar uma solução redentora, que irá eventualmente trazer alegria e paz para aqueles que permanecem arrependidos e humildes. O Evangelho é sempre redentor, pois Jesus morreu para redimir a humanidade de toda angústia!

Se nós não conseguimos achar as respostas para os nossos desafios em preto e branco na Bíblia, então temos que voltar aos nossos valores principais sobre quem Deus é e começar a pensar a partir do coração dEle! Ele é o Redentor que pagou o mais alto preço para extrair beleza das cinzas das nossas vidas!

Se você já se divorciou, eu te abençoo e digo que está perdoado! Que a misericórdia e a graça fluam na sua vida agora mesmo. Eu te libero de tudo aquilo que possa estar carregando do passado e te encorajo a largar isso hoje. Eu declaro o sangue de Jesus sobre sua vida, quer o pecado tenha sido contra ti ou você tenha sido aquele que pecou, eu digo que você agora é limpo e é uma nova criatura! Você não é um leproso! O divórcio não é um pecado imperdoável!

E se Deus pode usar assassinos para escrever a Bíblia, certamente Ele pode te perdoar e te comissionar outra vez!

Se você está lendo isso e nunca se divorciou, eu quero te desafiar a se arrepender de qualquer julgamento que tenha carregado no seu coração, e a pedir a Deus para te ajudar a obter a SUA perspectiva sobre o divórcio. Que nós sejamos o tipo de irmãos e irmãs que amam, acolhem e encorajam a nossa família no caminho da liberdade e da redenção que Jesus pagou para que TODOS NÓS tivéssemos!

Eu sei que esse é geralmente um assunto delicado de se falar, e eu não pretendo abordar todas as situações em um único post ou blog, por isso quero encorajá-lo a ouvir o meu podcast chamado “Vida após o divórcio”. Você pode ouvir aqui, no iTunes, Spotify, ou Google Play.

Como sempre, eu adoraria ler os seus pensamentos nos comentários!

THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: