O fato das pessoas não saberem como ser família de forma correta é uma das maiores causas de disfunção no mundo! Recentemente, tenho falado sobre os efeitos sociais da nossa geração órfã de pai. Eu acredito que a restauração das famílias e dos casamentos vai mudar o mundo, definir destinos e alterar o curso da história. O fundamento de uma família saudável começa com a cultura, conexão e aliança construída pela mãe e pelo pai através do casamento.
Eu sou casado com a mulher dos meus sonhos há 43 anos, e estamos juntos há 48 anos ao todo. As pessoas me perguntam frequentemente como é que a Kathy e eu estamos juntos há tanto tempo. Hoje eu quero partilhar alguns valores essenciais do casamento que aprendemos ao longo do caminho.
4 FUNDAMENTOS PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO
1. Seja humilde e coloque seu cônjuge em primeiro lugar. Pode ser implícito mas eu acho que ainda vale a pena falarmos sobre isso. O casamento significa que você entrou em um relacionamento para entregar a sua vida a outra pessoa. Na verdade, casamento é a marcha da morte em direção ao acampamento da vida! É escolher morrer para você mesmo todos os dias pelo bem do amor ao outro. Filipenses 2:3-4 explica isso de uma ótima maneira: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”
2. Apesar das provações, seu cônjuge deve ser seu amigo mais próximo, seu maior aliado, sua companhia mais conectada e seu parceiro de aliança para a vida inteira. Eu acho que muitas pessoas se casam mas nunca se unem de fato! A verdade é que desde o início da criação Deus queria que o casamento fosse duas pessoas se tornando uma. Gênesis 2:23-24 diz, “Disse então o homem: ‘Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” Quando as provas vêm, é importante que vocês permaneçam conectados, como um só. Tempos difíceis podem uní-los ou quebrá-los dependendo se vocês se apegam um ou outro ou deixam um ao outro. Abrace a oportunidade de chegar mais próximo. Ao invés de se desconectar no meio das estações de dificuldade, certifique-se de que está comunicando ao seu cônjuge “Eu estou com você.”
3.Não confie na diversão e na felicidade para produzir amor no seu casamento. Eles são os frutos de boas escolhas, mas não o objetivo em si! Isso pode não ser fácil de ouvir, mas um ótimo casamento requer muito trabalho. Casamentos com sucesso não “acontecem” apenas. Pelo contrário, eles são o resultado de escolhas diárias de amar um ao outro.
Algo que eu considero ser o fundamento de um ótimo casamento é a prática: faça o que você sempre faz “quando você tem vontade” mesmo quando você NÃO QUER. Em outras palavras, o que quer que você faça ao seu cônjuge quando se sente “um pombinho apaixonado”, faça isso também quando você não está com disposição. É assim que demonstramos caráter e escolhemos amar alguém todos os dias, ao invés de basear o nosso comprometimento e aliança nos nossos sentimentos. Eu já disse antes e direi novamente: sentimentos são ótimos servos, mas terríveis governantes. Se conectamos o amor do nosso cônjuge aos nossos sentimentos, então estamos conectando nossos casamentos a serem levados pelos ventos da vida. O amor não é um sentimento! Ele conecta e inspira sentimentos, mas não é um deles em si mesmo.
4. Lembre-se de que não é dever do seu cônjuge te fazer feliz, uma vez que felicidade é um trabalho interno. A palavra “feliz” é usada 80 vezes no Novo Testamento e nenhuma vez se refere a algo relacionado com o casamento. Dito isso, as maiores alegrias da minha vida foram encontradas no casamento e na minha família! Mas alegria e felicidade não são a mesma coisa. Jesus nos prometeu alegria, que é baseada n’Ele e em saber o que está para além das provações.
Kathy é a pessoa mais generosa que eu conheço, mas as minhas maiores alegrias no casamento não são por causa das formas em que ela me tem servido, mas por causa das formas em que fui capaz de amá-la. Eu me alegro em observá-la com os seus cavalos; ela corre e ri com eles e quando ela volta, mal pode esperar para me contar tudo sobre eles. Eu amo pensar que fui capaz de fazer algo para ela que a faz sentir mais viva. Existe algo poderoso em envolver-se e amar pessoas no seu ponto de paixão ao invés do nosso; é realmente muito lindo poder amar assim.
AME MELHOR DO QUE JÁ AMOU ANTES
Hoje eu oro para que uma revelação das chaves para um ótimo casamento recaiam sobre seu espírito, e eu libero graça sobre você para amar melhor do que já amou antes. Te encorajo a olhar para o seu coração e pedir a Deus que te ajude a revelar as formas em que pode entregar a sua vida para seu cônjuge. Pode não ser fácil, mas eu prometo que vale a pena. Você tem outros valores principais para o seu casamento? Eu adoraria vê-los nos comentários!