Kris Vallotton • July 25, 2024

"DEVO DAR O DÍZIMO QUANDO ESTOU EM DÍVIDA?" RESPOSTA A ESTA E A OUTRAS 5 PERGUNTAS SOBRE O DÍZIMO

Ao contrário da opinião popular, Deus se importa com o que você faz com o seu dinheiro. Vemos isso quando Jesus foi à igreja (o Templo) e sentou-se ao lado da caixa de ofertas para poder observar o que as pessoas colocavam na oferta. Quando uma viúva colocou tudo o que tinha na oferta (embora fossem apenas duas moedas de cobre), Jesus destacou isso. Ele chamou Seus discípulos e disse: “Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro” (Marcos 12:43)

Portanto, se podemos ver que a forma como administramos nosso dinheiro é importante para Deus, então por que tantas pessoas evitam dar o dízimo? Tenho certeza de que parte disso é a falta de compreensão de quão bonito e poderoso pode ser confiar seu dízimo a Deus. Então hoje eu quero dar alguns conselhos paternais sobre por que este princípio é tão importante no Reino, e por que pode ser a chave para um avanço em suas finanças.

INTRODUÇÃO AOS DÍZIMOS E OFERTAS

O que é um dízimo? A palavra dízimo significa “dez”, cerca de 10% de sua renda. No entanto, um dos princípios mais importantes do dízimo é que não é apenas 10 por cento - são os primeiros 10 por cento. Em outras palavras, Deus o desafia a pagar seu dízimo antes de pagar suas contas ou gastar dinheiro em qualquer outra coisa. Lembre-se de que os santos do Velho Testamento deviam dar os primeiros frutos de seus campos (ver Êxodo 23:16). Dessa forma, você está pagando o dízimo pela fé, pois está dando a Deus a Sua parte antes de lidar com suas compras ou despesas. Portanto, você deve confiar que Ele proverá o resto de suas necessidades e desejos. Este é um dos elementos-chave que estabelece o dízimo como um princípio do Novo Testamento - você está dando pela fé, não pela lei.

O dízimo também não é uma dádiva ou oferta. É o seu "pagamento de franquia" pela parceria de Deus em sua vida - a oportunidade de usufruir da franquia mais extraordinária de sempre. Em outras palavras, você deve o dízimo à Deus. Podemos ver como isso funciona em Malaquias 3:8-12, quando Deus fez parceria com Israel para sua prosperidade. Falando metaforicamente, Ele havia franqueado a terra para eles. Ele havia proporcionado condições favoráveis ​​para o sucesso de suas fazendas - abençoando o solo, fazendo com que a chuva caísse na hora certa, fazendo o sol brilhar em suas safras, e assim por diante. Eles, por outro lado, forneciam o trabalho - lavrando a terra, podando as vinhas e colhendo as safras.

O acordo de franquia de Deus com eles era 90/10; os fazendeiros ficavam com 90 por cento do lucro, mas Deus, de Sua parte, exigia que os primeiros 10 por cento fossem Seus. O filantropo supremo, Deus, queria que Sua porção dos lucros fosse dada aos sacerdotes, que davam supervisão espiritual ao Seu povo.

Quando você dá dinheiro acima do dízimo, tudo que é acima de 10 por cento, é chamado de oferta. Sua generosidade começa acima do dízimo. Você tem a liberdade de oferecer uma oferta a qualquer pessoa ou a qualquer lugar que desejar. Deus deu a você autoridade sobre 90 por cento de sua renda para fazer o que achar melhor. Ele deseja que você seja tão generoso com seu dinheiro (os 90 por cento) quanto Ele é com Sua porção.

PERGUNTAS COMUNS SOBRE O DÍZIMO

Como tenho falado mais sobre o dízimo recentemente, muitos de vocês têm perguntas sobre isso. Então, aqui estão meus pensamentos sobre algumas das perguntas mais frequentes que recebi. Esta não é a palavra final sobre o dízimo, porque isso pode levar horas para ser discutido, então eu o incentivo a processar suas perguntas com o Senhor e com as pessoas em quem você confia.


1) Devo retirar meu dízimo de um presente em dinheiro dado a mim? Por exemplo, se eu receber um grande presente financeiro de um membro da família?

No Novo Testamento, o princípio é, pela fé, dar o dízimo dos primeiros dez por cento de todo o seu ganho. Aqui está um exemplo prático: se você tem um negócio, você não retira o dízimo das vendas, porque estaria perdendo dinheiro se fizesse isso. Portanto, você retira o dízimo do aumento, ou lucro, da receita (vendas menos o custo de fazer negócios e o custo das mercadorias). Portanto, não se trata de pagar o dízimo de todo o dinheiro que vem até você, mas do AUMENTO que entra em sua vida.

Eu pessoalmente dou o dízimo dos presentes porque os considero como um aumento. Se você não quiser dar o dízimo disso, então você pode talvez dar uma oferta (o que significa que não precisa ser dez por cento). O ponto é que no Reino devemos sempre errar pelo lado da generosidade. Por quê? Porque quando você dá a Deus, Ele sempre retribui.


2) Como dou o dízimo quando tenho dívidas? Devo pagar minha dívida e depois começar a pagar o dízimo?

A resposta rápida é que se eu tivesse dívidas ainda pagaria o dízimo, mas não ficaria endividado por causa de uma oferta. Há muitas maneiras de ver isso, então vou compartilhar como eu vejo isso. Deus diz que você dá o dízimo de 10% de seu aumento. Então, se estou em dívida, eu dou o dízimo porque acredito que quando eu dou, eu vou receber. Quando você dá o dízimo, você está criando uma parceria com o Cara que governa o mundo. Então, está fornecendo recursos, mas Deus também está fornecendo recursos para seus 10%. Ele não precisa de dinheiro, então está pedindo a você que confie nEle aqueles 10% e observe o que Ele pode fazer com isso. Eu acredito que se você der o dízimo pela fé e não por obrigação, você vai pagar suas dívidas mais rápido.

Eu quero fazer uma distinção aqui entre dízimo e oferta. A oferta é o que está acima e além do dízimo. Eu não dou ofertas do que deveria ser o meu aluguel (mais sobre isso abaixo). Em outras palavras, não fico endividado para dar uma oferta.


3) Se eu der o dízimo, não terei condições de pagar o aluguel. Então o que eu faço?

Alguns podem perguntar se o dízimo poderia ser considerado como tirar de seu aluguel. Claro, isso só é verdade se você não tiver condições de morar ali. Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel. Quando você alugou aquela casa que não tinha como pagar, isso não foi um bom plano e está na verdade roubando seu motor de reciprocidade.

Não estou sugerindo, de modo nenhum, que você não deve pagar aluguel! Estou dizendo que é mais sensato viver em um lugar onde você pode pagar o dízimo primeiro e ainda assim ter o suficiente para o aluguel. Estou usando esta ilustração para mostrar que se você vai ficar devendo dinheiro a alguém, então eu não sugeriria dever a Deus. E vou dizer de novo: se você decidir ainda dar o dízimo pela fé e confiar em Deus, acredito que isso semeia um ciclo de reciprocidade. Lembre-se de que a prosperidade começa com dádivas.


4) Como dou o dízimo quando não tenho um único centavo que não seja contabilizado em cada mês? E se 10% estiver fora do meu alcance?

Eu sou um cara que prega a graça, mas este é um dos únicos lugares onde você me encontraria do lado preto e branco das coisas. Por quê? Porque o único lugar onde Deus diz “prova-me” é em Malaquias 3:10 - “'Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança”.

Muitos, muitos anos atrás, o Bill compartilhou este versículo comigo e me pediu para dar o dízimo por um período de tempo, e se Deus não devolvesse pelo menos o dízimo, o Bill me daria tudo de volta. Foi uma oportunidade para eu aprender sem risco, mas a verdade é que Deus devolveu isso para nós e começamos a viver em outro nível financeiro. Então, eu diria, pense em uma maneira de espremer 10%, faça isso por seis meses e veja o que acontece. E se nada acontecer, você pode dizer a Deus que o testou... mas tenho certeza que Ele será fiel a você.


5) Posso contar horas de trabalho como parte do meu dízimo?

Acho que você pode contar isso como uma oferta, mas o dízimo é sempre mencionado como um aumento. Em minha vida pessoal, eu diria que horas de trabalho não são o dízimo, mas podem ser uma grande oferta. Quando Deus fala sobre dar a Ele, sempre chama isso de dízimo. Quando fala sobre dar a qualquer outra pessoa, chama isso de oferta.


6) Se eu não tiver uma igreja local, onde devo dar o dízimo?

O dízimo sempre vai para a “casa do tesouro'', então quem quer que esteja alimentando você espiritualmente é aí que deve dar o dízimo.

HÁ SEMPRE ESPERANÇA

Se você está lendo isso e pensando que, no que diz respeito ao dízimo, fez tudo de errado, hoje quero compartilhar alguma esperança. Se olharmos acima, nos versículos de Malaquias 3, veremos quão gracioso Deus é para com Seu povo. Eu amo a maneira como Ele lida com seus franqueados. Ele diz a eles: “Fazei prova de mim” (versículo 10). Em outras palavras, “Devolva a taxa de franquia e observe como isso afeta o rendimento da sua safra”. Ele é tão gracioso e misericordioso com eles. Mesmo que tenham quebrado o acordo, Ele promete isso se acertarem as coisas. Ele adicionará um elemento sobrenatural aos seus esforços de cultivo. Isso fará com que suas vinhas produzam safras ridículas, tanto que isso confundirá as nações vizinhas. O mesmo é verdade para nós.

Meu encorajamento para você hoje é testar Deus da maneira que Ele nos pede, pagando o dízimo pela fé, em vez de por obrigação. Arrisque-se e coloque sua confiança no Senhor do universo para conhecê-lo enquanto constrói um legado para as gerações vindouras!

THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: