Você se esconde quando as pessoas o elogiam? Alguns de nós
temos um crítico interior que diz "eu não sou tão bom quanto as pessoas dizem que sou". Pode chegar ao ponto de nos fazer sentir envergonhados quando alguém nos elogia, ou nos levar até a dar explicações exageradas para justificar que não somos tão maravilhosos assim. Pense a respeito. Você já disse: "Ah bem, não fui eu, foi Deus que fez" ou "Eu comprei essa camiseta na liquidação" ou até talvez "Aquele projeto foi um esforço em grupo". Tudo tentativas para se fazer menor? O que nos impede de sermos os incríveis filhos de Deus que Ele vê quando olha para nós? Será que há uma doença
espiritual autoimune que sabota nossa abundância e habilidade de ser bem sucedido na vida?
Eu falei sobre isso recentemente em meu clube do livro, e fiquei impressionado com a resposta das pessoas, então eu gostaria de compartilhar isso com você hoje. Vamos dar uma olhada nesse vídeo do resumo do capítulo 2 de Pobreza, Riqueza e Prosperidade:
"Como curar uma doença autoimune que combate a prosperidade)
Resumindo:
- Você já teve alguém te apresentando a outra pessoa com muitos elogios? Eles falam continuamente sobre o quão incrível você é e você só quer se esconder? Algumas vezes há um sentimento em nós que diz que temos que sabotar uma apresentação honrosa ou pedir desculpa por alguma coisa que temos, um prêmio que recebemos ou uma conquista que alcançamos.
- O que é que leva alguém a dizer: "Não sou tão bom quanto você pensa"? É uma mentalidade de pobreza. E a verdade é que a maioria de nós cresceu pensando assim.
- 3 João 1:2 diz: "Amado, desejo que [ou oro que]* prospere em todas as coisas, e que tenha saúde, assim como prospera a tua alma." (*BLT)
- A partir desse verso, podemos ver que Deus quer que oremos por prosperidade (João diz “eu oro que").
- A segunda coisa que vemos é que, se nossa alma fica na pobreza, nós nunca nos movemos em direção a prosperidade.
- Eu escrevi sobre 8 maneiras de deixar para trás uma mentalidade de pobreza aqui, e quero encorajar você a checar essa lista hoje.
- O primeiro passo é descobrir o que Deus diz a seu respeito. Descobrir isso significa que você terá que tirar um tempo para realmente silenciar a sua mente e ouvir. Certifique-se que você está ouvindo a voz certa, que nunca soará como humilhação ou vergonha.
- O segundo passo é se ver como Deus te vê. Outra vez, separe um tempo para pensar sobre como Deus te vê e como isso é demonstrado na prática.
- Enquanto você percorre esses 8 passos, é possível que não se identifique com todos eles, mas eu te encorajo a abraçar cada um deles como degraus para sair de uma mentalidade de pobreza.
8 PASSOS PARA ABANDONAR UMA MENTALIDADE DE POBREZA
Eu quero mencionar rapidamente os 8 passos que te irão ajudar a deixar para trás uma mentalidade de pobreza”
- Descubra quem Deus diz que você é
- Veja-se como Deus o vê
- Reavalie seus pecados e fracassos antigos que ainda o incomodam e peça a Jesus para perdoá-lo.
- Peça a Jesus para lhe mostrar seus pecados e fracassos da Sua perspectiva.
- Pergunte a Jesus se há medidas que você precisa tomar para "limpar a sua bagunça" ou para dar por encerradas certas situações na sua vida.
- Desenvolva um sistema de veto para aquilo que você se permite escutar e pensar.
- Faça uma lista das 5 coisas mais dignas que Jesus diz sobre você e as memorize.
- Pergunte-se como alguém que possui os 5 atributos que Jesus disse que você tem deve pensar, falar, se comportar e sonhar.
ATIVAÇÃO DA SEMANA
Então, você sabe quem Deus diz que você é? Você sabe que encorajamento Ele está falando sobre você nesta
estação? Essa semana eu quero que você participe ativamente do passo 7 - faça uma lista das 5 coisas mais dignas que Jesus diz sobre você e as memorize. Isso vai requerer um tempo de quietude em que você espera pacientemente. Cinco pode parecer um número alto, mas eu sei que há tanta vida e amor que Deus quer derramar abundantemente sobre você.
Se você for corajoso o suficiente para compartilhar seus cinco pontos comigo nos comentários, eu adoraria ler o que você tem para dizer!
Eu também adoraria conhecer seus pensamentos sobre esse assunto e qualquer outra coisa que você possa estar processando a respeito de caminhar com uma mentalidade de prosperidade!