A MASCULINIDADE SE TORNOU O VILÃO?
Vivemos em uma época em que os fundamentos do gênero estão sendo questionados, a masculinidade se tornou o vilão, e a identidade é um ponto de confusão. A cultura colocou os papéis de homens e mulheres na balança da igualdade e tentou provar o propósito de um ou de outro. A verdade é que os homens e a masculinidade que eles carregam são desesperadamente necessários, no entanto, têm sido drasticamente desconsiderados. Mas, eu diria que para além do facto que a discussão sobre a masculinidade tóxica tem sido abordada apenas pela cultura, a Igreja também não tem sabido como lidar com a besta da confusão que está à espreita, tentando entrar em nossas casas, pairando sobre nossos filhos e sussurrando mentiras sobre quem fomos criados para ser. A triste verdade é que a masculinidade se tornou uma fonte de estigmas assustadores, em vez de uma experiência da força amorosa de Deus que é suposto demonstrar. Em troca, muitos dão as boas-vindas ao Jesus que foi bondoso e gentil o suficiente para fazer amizade com crianças pequenas, mas rejeitam o Jesus que forjou um chicote antes de virar a mesa no templo.
Amamos a ideia de que o homem foi feito à imagem de Deus, especialmente o Cordeiro que foi morto. Na verdade, em muitos lugares, você pode ser o que quiser, desde que não se pareça com o Leão que traz força bruta e poder que pisoteia qualquer inimigo sob Seus pés. Mas, a verdade é que, se perdermos o coração masculino de Deus, também perderemos o coração masculino do homem. O custo de diminuir a masculinidade é muito alto quando o resultado é uma sociedade cheia de homens que carecem de identidade, propósito e destino. A verdade da masculinidade dada por Deus precisa romper a retórica retumbante sobre o tema da masculinidade tóxica. Agora, deixe-me ser claro, nem todas as formas de masculinidade são sagradas, saudáveis e curadas. Não estou tentando desconsiderar a dor e a traição muito reais que a masculinidade tóxica tem representado na sociedade; no entanto, a masculinidade em sua essência não é tóxica. A Palavra do Senhor diz que Deus criou o homem à Sua própria imagem e o chamou de “bom". Deus criou um propósito claro e poderoso para a masculinidade.
RESTAURANDO A ALMA MASCULINA
No episódio Catalisadores Culturais desta semana, sentei-me para conversar com meu bom amigo John Eldredge. John é o autor best-seller de Wild at Heart, conselheiro e palestrante. John preparou o caminho para a restauração da alma masculina e orientou e aconselhou milhares de homens em sua masculinidade dada por Deus por meio de seus ensinamentos. Em nossa conversa, John compartilhou uma visão sobre o que é necessário para curar a alma masculina pessoalmente e na cultura.
Homens, minha oração enquanto vocês ouvem esta conversa é que seus corações sejam curados e suas almas masculinas restauradas, o que levará à restauração de seus casamentos, famílias e cultura. E mulheres, eu oro para que as partes de seus corações que foram feridas ou prejudicadas por formas tóxicas de masculinidade sejam curadas e restauradas, e que o Pai amoroso esteja perto de vocês.