Blog Layout

COMO A PERSEVERANÇA PODE AJUDÁ-LO A EXPERIMENTAR UMA VIDA ABUNDANTE

Kris Vallotton
Jan 31, 2024

Vivemos em uma cultura de gratificação instantânea. Se queremos alguma coisa, basta pegar nossos telefones e fazer o pedido que chega à nossa porta em um dia! Isso nos tem ensinado que devemos conseguir o que queremos, quando queremos, independentemente das nossas  circunstâncias. Esta mentalidade não é bíblica, não é nobre e está nos roubando um importante conceito do reino: a perseverança. Sem isso, esquecemos como esperar em Deus e podemos realmente cair na presunção de que temos o direito. No entanto, a perseverança não é um dom nem mesmo um tipo de personalidade; é uma escolha que fazemos de recusar desistir quando a vida fica difícil. O fruto da perseverança é um grande caráter e uma promessa concretizada.

NOSSOS AVÓS NÃO TINHAM CARTÃO DE CRÉDITO

Esta mentalidade de gratificação instantânea é expressa de muitas maneiras na nossa sociedade. Cartões de crédito e hipotecas de trinta anos são apenas algumas das maneiras através das quais essa atitude encontra expressão. É claro que não estou dizendo que essas coisas em si são pecado ou ruins; Estou simplesmente a salientar que são expressões de uma cultura cheia de pessoas que querem algo  ”aqui e agora”, independentemente de terem ou não condições para isso.


Pense nisso: os cartões de crédito existem   há cerca de cinquenta anos apenas. Isso significa que nossos bisavós precisavam de dinheiro para comprar coisas. Eu sei que parece ridículo para nós agora, mas é verdade.

A GRATIFICAÇÃO INSTANTÂNEA NOS ROUBA A PERSEVERANÇA

Um dos desafios da cultura da gratificação instantânea é que ela pode tirar a motivação que temos para perseverar em tempos difíceis, a fim de apreender nossas aspirações, porque podemos simplesmente pagar com um cartão. Lenta mas seguramente, a perseverança está a tornar-se uma arte perdida, partilhada por poucos e não transmitida a ninguém. De uma forma estranha, a nossa cultura sobrenatural pode até alimentar a obsessão impaciente que é acreditarmos em milagres porque buscamos a intervenção imediata de Deus numa situação. Isto pode diminuir o valor que damos aos processos da vida que muitas vezes estão enraizados na perseverança.

MILAGRES SÃO FREQUENTEMENTE PREDICADOS POR ANOS DE ORAÇÃO

A verdade é que Deus muitas vezes demora muito para agir repentinamente. Na verdade, muitos dos “milagres instantâneos” mais surpreendentes que testemunhei foram precedidos por anos de oração e fidelidade persistente.

Isso me lembra a história que Jesus contou sobre a viúva que desgastou o juiz perverso com sua persistência:


“Agora Ele lhes contava uma parábola para mostrar que deveriam orar sempre e não desanimar, dizendo: “Havia certa cidade e nela um juiz que não temia a Deus e não respeitava os homens. Havia uma viúva naquela cidade, e ela vinha até ele, dizendo: ‘Dê-me proteção legal contra meu oponente.’ Por um tempo ele não quis; mas depois, ele disse a si mesmo: 'Mesmo que eu não tema a Deus nem respeite os homens, ainda assim, porque esta viúva me incomoda, darei a ela proteção legal, caso contrário, vindo continuamente, ela me cansará'”. , “Ouça o que o juiz injusto disse; agora, Deus não fará justiça aos Seus eleitos que clamam a Ele dia e noite, e Ele demorará muito sobre eles? Eu lhe digo que Ele fará justiça para eles rapidamente. Contudo, quando o Filho do Homem vier, encontrará fé na terra?”(Lucas 18:1–8).

POR QUE ESTA GERAÇÃO PRECISA DE PERSEVERANÇA NA FÉ

A razão pela qual Jesus contou esta parábola aos Seus rapazes foi para evitar que eles fraquejassem em oração, desistindo antes de obterem respostas. Jesus termina com uma pergunta profunda sobre se, quando Ele retornar, Ele “encontrará fé na terra”. A conotação é que a oração persistente, prolongada e inflexível, do tipo “recuso-me a desistir”, é fé.

A questão é que, se a persistência e a perseverança estão enraizadas na fé, então a mentalidade da gratificação instantânea - “Tenho que ter isso agora” -  deve ser inspirada pelo reino errado. Na verdade, a perseverança é para a nossa alma o que o exercício é para o nosso corpo. Quando enfrentamos os desafios da vida, nosso homem interior ganha força dia após dia. Por outro lado, quando agimos como vítimas impacientes, mimadas e focadas nos nossos direitos,  o nosso homem interior degenera, deixando o novo homem murcho, fraco e miserável.

RESISTA À SAÍDA FÁCIL

Para viver com sucesso e maior abundância ao nosso redor, devemos aumentar a nossa capacidade para albergar uma maior glória dentro de nós mesmos. Caso contrário, podemos ser infectados pelo espírito de direito. É a gratidão e a perseverança que inspiram esperança e fé dentro de nós. Esses atributos e atitudes nos inoculam contra o mal e ampliam nossa capacidade em nosso homem interior para receber bênçãos maiores.


Quero desafiá-lo, portanto, a resistir à tentação de seguir o caminho mais fácil. Em vez disso, siga a estrada da perseverança, que se tornará o caminho para o seu palácio. Este é o processo de nobreza que nos prepara para abraçar a nossa identidade real e cumprir o nosso destino divino.


Você já viu a perseverança valer a pena em sua vida? Como você se lembra de perseverar em uma cultura de gratificação instantânea? Eu adoraria ler sobre isso nos comentários abaixo!

movie theater film
By Kris Vallotton 18 Oct, 2023
Você já se sentiu inseguro sobre como o profético opera fora dos limites de uma igreja ou reunião profética? Talvez você até tenha se perguntado se e como é possível funcionar com seus dons na indústria ou esfera única para a qual você se sente chamado.
By Kris Vallotton 11 Oct, 2023
Você já considerou a vida de João Batista? Amplamente conhecido por viver "fora da rede" bebendo leite e comendo mel, viajando descalço pelo deserto, vivendo um estilo de vida que chamava atenção? Perturbando a normalidade, confrontando a comodidade religiosa e protestando contra a hierarquia social.
By Kris Vallotton 25 Sep, 2023
Você já se deparou com um problema que o deixou quebrando a cabeça em busca de uma solução? Talvez até tenha ficado acordado a noite, enumerando todas as maneiras possíveis para chegar a uma resolução. Em um mundo onde enfrentamos problemas regularmente, sejam simples e sutis ou altos e grandes, todos nós estamos familiarizados com a sensação de pavor quando eles surgem em nosso caminho. E se, em vez do medo ser a primeira emoção que enfrentamos, fôssemos repletos de entusiasmo ao anteciparmos a solução do Céu?
Share by: