O que você pensa quando ouve as palavras “seja humilde”? Eu reparei que a humildade tem sido distorcida, na maioria dos círculos cristãos de hoje, em uma desculpa para ser religioso e autodepreciativo. Tenho certeza de que você já viu isso acontecer na igreja: alguém se apresenta no palco e você diz a eles que fizeram um trabalho incrível. Eles respondem com: "Oh, não sou eu! Isso é Deus. Toda a glória para Ele”. Embora eu veja que a intenção por trás dessa atitude é a humildade, isso denota na verdade uma falta de entendimento. Então, por que sentimos a pressão em muitos círculos cristãos para nos removermos da cena ao ponto de nos tornarmos invisíveis?
Algumas características comuns da cultura cristã que tenho notado ultimamente são um "abaixar-se" de tal maneira que você se atira completamente ao chão, um coração de serviço que sempre cuida dos outros e nunca cuida de si mesmo, uma falsa humildade que gera insegurança egocêntrica e uma falta geral de confiança para viver uma vida abundante com Deus! Esses são os efeitos colaterais de uma cultura que não entende a humildade e sacrifica o amor próprio em nome de ser semelhante a Cristo. Tem que parar!
VOCÊ NÃO PODE AMAR OS OUTROS SEM PRIMEIRO AMAR A SI MESMO
Jesus disse: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 19:19, ênfase adicionada). É surpreendente o impacto que essas quatro pequenas letras, c-o-m-o, podem ter na vida de uma pessoa. Seus vizinhos, colegas de trabalho, cônjuge, filhos e amigos estão todos sendo dramaticamente afetados por essa palavra de quatro letras. Na verdade, proponho que esta minúscula palavra se encarregue de suas finanças, governe seu estado emocional e dite como você se relaciona com Deus.
"O quê?" você protesta. "Isso é ridículo!"
Deixe-me explicar: a palavra “como” significa "da mesma maneira". Em outras palavras, ame seu próximo da mesma maneira (ou no mesmo nível) que você ama a si mesmo. Visto que o amor é demonstrado visivelmente, seu comportamento para com o próximo é um reflexo de como você se sente a respeito de si mesmo. Outra maneira de dizer isso é que a melhor coisa que você pode fazer pelas pessoas ao seu redor é amar a si mesmo.
O grande apóstolo Paulo ecoa esses sentimentos quando diz: “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes, a alimenta e cuida dela.
como também o Senhor à igreja” (Efésios 5: 28-29, ênfase adicionada). Temos novamente a pequena palavra “como”, mas desta vez, ao invés de ajudar um vizinho, se refere a salvar um casamento. Essa palavra de quatro letras exige uma resposta a uma pergunta profunda: como você se sente em relação a você?
A HUMILDADE NÃO É SE SENTIR MAL CONSIGO MESMO
Você pode ter aprendido que a humildade exige que você se sinta mal consigo mesmo, ou pelo menos não se sinta bem sobre quem você é. Nada poderia estar mais longe da verdade! A humildade não dita como você se sente a respeito de você mesmo, mas determina como você expressa seu amor-próprio para as pessoas ao seu redor. É a humildade que requer o amor que você tem por si mesmo para beneficiar as pessoas ao seu redor.
Por exemplo, quando as pessoas estão contando uma história sobre algo que realizaram e você tem uma história melhor, é a humildade que sussurra: “Deixe que eles tenham a melhor história do dia; dê-lhes o holofote.” É o amor-próprio que torna mais fácil dar aos outros o palco, porque sua alma não está faminta por afeto ou clamando por atenção. Estender o amor de Deus a nós mesmos primeiro estabelece uma base para amarmos radicalmente aqueles ao nosso redor. Por outro lado, quando deixamos nossa alma passar fome de amor, não temos nenhuma fonte de onde recorrer para amar verdadeiramente os outros.
A BAIXA AUTO-ESTIMA DISTORCE A HUMILDADE
A verdadeira humildade é na verdade distorcida pelo ódio de si mesmo e enfraquecida pela baixa auto-estima. Isso ocorre porque a humildade não é pensar menos de si mesmo; é apenas pensar menos em si mesmo. Por outro lado, todos os pensamentos autodepreciativos centram sua atenção em seu sentimento de carência, afastando sua afeição por Deus e pelos outros.
Humildade significa que você é ensinável, influenciável, corrigível e vulnerável. A humildade é capaz de aprender com aqueles que são normalmente vistos como menos importantes, se comove com uma criança, abraça uma repreensão e vive na autenticidade. A humildade permite que os outros façam uma reverência enquanto você se senta. É honra em ação e amor autenticado. A verdadeira humildade significa que você reconhece sua necessidade sem condenar sua alma.
A HUMILDADE E O AMOR-PRÓPRIO CAMINHAM DE MÃOS DADAS
Felizmente, agora você está convencido de que amar a si mesmo é a chave para uma alma próspera, o que por sua vez é a base para se tornar próspero e saudável em todas as áreas de sua vida. Mas como praticar a humildade? Tudo começa com uma jornada para receber o amor de Deus por você e aprender a se tornar amigo de sua própria alma. Pode não acontecer do dia para a noite, mas cada passo da jornada é um convite para conhecer mais a Deus e aceitar a maneira maravilhosa como Ele o criou. Em uma cultura cristã que interpreta o "negar-se a si mesmo" como "negar todas as necessidades válidas, especialmente de amor", é tão importante que você dedique um tempo para trabalhar arduamente nisso. No final, você se verá prosperando e amando as pessoas ao seu redor melhor do que você imaginava ser possível.
Portanto, meu desafio para você hoje é levar a sério o autocuidado. Como você planeja mudar o paradigma da autodepreciação para a verdadeira humildade, enraizada em receber o amor de Deus por você? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!