Você já mandou uma mensagem de texto para alguém, não teve resposta e você ficou ofendido com a falta de resposta?
Isso aconteceu comigo uma vez. Mandei uma mensagem para alguém importante na minha vida e ele não respondeu. Alguns dias depois, eu comecei a construir um caso em meu coração contra ele. Na minha mente, argumentei a versão dele, e depois argumentei o meu lado. Eu ganhei todas as discussões e, pouco a pouco, fui ficando mais frustrado com essa pessoa. Logo minha cabeça entrou em parafuso. Decidi que ele estava muito zangado comigo por causa de coisas que nunca fiz de errado.
Quando eu estava prestes a cortá-lo da minha vida, ele respondeu à minha mensagem. Explicou que estava numa região fora do alcance do sinal do celular por alguns dias e disse o quanto me amava e sentia minha falta.
Eu fiquei chocado com a forma como reagi. Isso me fez pensar em quantas outras vezes eu desenvolvi evidências virtuais em minha mente e fiquei ofendido sem motivo..
Lutar com fantasmas e histórias inventadas é exaustivo e autodestrutivo. Exige toda a nossa atenção e aterroriza a nossa imaginação.
Já aconteceu algo assim com você?
Eu tenho aprendido que às vezes as minhas percepções das coisas que acontecem na minha vida nem sempre são realidade. À medida que crescemos com Deus, somos transformados à Sua semelhança. Então, será que as coisas que constantemente desencadeiam sentimentos negativos em você são, na verdade, áreas de crescimento para você transformar sua mente?
E se a maneira como você percebe as coisas em sua vida, sejam relacionamentos, a forma como você vê o sucesso ou até mesmo a maneira como você percebe Deus, não é o quadro completo?
Talvez haja mais nessa história do que você está interpretando. Eu sei que às vezes é difícil saber se estamos pensando com clareza, então hoje, eu quero compartilhar 7 maneiras de identificar uma mente transformada para que você possa avaliar o quão real é a sua realidade.
A SUA EXPERIÊNCIA DA REALIDADE NEM SEMPRE É A VERDADEIRA REALIDADE
Temos que compreender que às vezes nossos pensamentos, ou a maneira como interpretamos nossas experiências, nem sempre são a verdade. Portanto, às vezes, o que sentimos ser verdade na realidade não é!
Aqui está um exemplo que ajuda a explicar muito bem este conceito. Quando eu era mais novo, eu frequentei uma escola de aviação (nunca acabei o meu treino porque eu vomitava cada vez que subíamos, caramba!). No entanto, quando tínhamos aulas em terra, eles se concentravam em algo que se chama desorientação espacial.
Esta é a sensação que os pilotos têm de que estão de cabeça para baixo e subindo quando, na verdade, estão do lado certo, virados para cima. Isto acontece quando eles perdem de vista o horizonte, como por exemplo, no meio de uma tempestade, e faz com que os pilotos caiam porque viram o avião de cabeça para baixo.
O que é surpreendente é que cada avião duplica alguns instrumentos-chave que indicam qual é o lado certo para cima. A razão para isto é que quando o piloto está experimentando desorientação espacial, ele pode olhar para os instrumentos e compreender que ambos os manômetros não podem estar errados.
É quando eles escolhem tomar uma decisão com base em seus sentimentos ao invés de confiar em seus instrumentos que acabam virando o avião ao contrário levando à sua queda.
Este exemplo é uma boa ilustração sobre o que acontece nas vidas de muitos de nós. Muitas vezes, a maneira como você se sente, mesmo que seja de cabeça para baixo, não é o que realmente está acontecendo em sua vida.
A VERDADEIRA DESORIENTAÇÃO ENTRE OS CRISTÃOS
Este fenômeno de desorientação é tão prevalente, até mesmo entre os crentes. O Senhor nos deu Seus instrumentos e manômetros (através da Palavra e do Espírito Santo). Ele até envia pessoas para nos ajudar a reconhecer a verdade, se permitirmos que elas tenham uma palavra a dizer nas nossas vidas. E, ainda assim, muitas vezes acreditamos em nossos sentimentos ou falsas realidades em vez de observarmos os ‘instrumentos’ e então acabamos destruídos! Não porque Deus não nos disse a verdade, mas porque não acreditamos nEle.
João 8:31-32 diz, “Disse Jesus aos judeus que haviam crido n’Ele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará”.
Você não pode mudar a sua vida, mas se mudar a sua mente alinhando-a com a verdade, Deus irá mudar a sua vida.
7 SINAIS DE UMA MENTE TRANSFORMADA
É fácil falar a respeito de ter uma mente transformada, mas é muito mais desafiador saber como a vida realmente se parece quando você começa a pensar da maneira que Deus pensa sobre as coisas. Adoro esta citação do meu querido amigo, Bill Johnson: “Eu não posso permitir ter pensamentos em minha mente sobre mim que Deus não tem na mente dEle”.
Desta forma, se você está apenas começando a sua jornada rumo à transformação da mente, então tome posse desta lista como uma fonte de esperança para o seu futuro.
Se você já está nessa jornada há algum tempo, faça isso como um teste decisivo para testar o seu progresso. Espero que traga clareza e informações úteis para você seguir em frente com o Espírito Santo. (Também quero acrescentar que aprendi muito sobre isso com o Bill Johnson).
Aqui estão 7 sinais de uma mente transformada:
1. Você vive na esperança. Qualquer pensamento em sua mente que não inspire esperança está enraizado em uma mentira. Portanto, quando algo dá errado, uma mente transformada pensa: “Ah, isso vai dar certo!”
2. O impossível parece razoável. Quando Deus diz que vai fazer algo que nunca aconteceu antes, você acredita que isso vai acontecer.
3. Você vive em paz e não se preocupa; os seus argumentos são positivos. 2 Coríntios 10:5 diz, “Destruímos argumentos e toda a pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”. Os argumentos são os “e se” negativos da vida. Alguém com uma mente transformada não cogita argumentos negativos. Por exemplo, se sua esposa chega tarde do trabalho, para onde vai sua mente?
Se sua mente for renovada, até mesmo suas especulações serão esperançosas. Então você pensaria: “Talvez o chefe a tenha atrasado para lhe dar uma promoção”, em vez de “talvez ela teve um acidente de carro”.
4. Você gosta de si mesmo e se alegra nas suas fraquezas, sabendo que sempre que você é fraco Ele é forte. Eu não tenho uma vida perfeita, mas eu até gosto de mim como Deus me fez. A minha pessoa não é apenas os meus pontos fortes, mas também as minhas fraquezas. Existem coisas nas quais eu não sou bom que fazem parte de quem eu sou. Quando eu sou fraco, e onde eu sou fraco, Deus é forte. Em outras palavras, a minha personalidade é mais afetada por aquilo em que eu sou fraco porque é aí que eu tenho mais tendência a depender de Deus para me ajudar a ser forte (2 Coríntios 12:9-10). Por isso, eu quero que saiba que não tem mal nenhum gostar de si próprio!
5. Você é rápido em perdoar e dar graciosamente aos outros graça e misericórdia. Em outras palavras, você não guarda ofensas e sabe confrontar em amor.
6. Você é confiante e agradecido. A gratidão mostra que você compreende que recebeu algo que não merecia. Desta forma, a diferença entre arrogância e confiança é a gratidão.
7. Você acredita nos outros e dá a eles o benefício da dúvida. Você não conhece os motivos das outras pessoas. Metade do tempo você nem conhece seus próprios motivos!
A MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO NÃO É TRANSFORMAÇÃO
Então, o que tudo isso significa para você? Romanos 12:2 diz: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Muito do que está sendo ensinado na cultura hoje é modificação de comportamento e não a verdadeira transformação. Você pode tentar controlar os sintomas de seu comportamento por um período de tempo, mas chegar à raiz do problema é o que realmente traz mudanças. Seus pensamentos são as raízes de seus padrões de comportamento. Desta maneira, se você deseja transformar sua vida, um bom lugar para começar é em sua mente.
Aqui está um passo que você pode dar hoje em direção à transformação: revise a lista acima e escolha um ponto em que você gostaria de trabalhar com o Espírito Santo (provavelmente aquilo que causou maior convicção enquanto você estava lendo). Peça a Deus para revelar Sua verdade sobre esse comportamento, e algo que você pode fazer para renovar sua mente nessa área. Será que é substituir pensamentos sem esperança com esperança? Será que é aceitar as suas fraquezas como uma bela parte da maneira como você pode depender de Deus em confiança e intimidade? Se você se sente à vontade para o fazer, gostaria de saber o que se destacou para você e como estará renovando ativamente sua mente na próxima semana. Me diga aquilo que pensa nos comentários abaixo!