Kris Vallotton • July 24, 2024

ABANDONANDO TOLOS ENCONTRANDO AMIGOS

O capelão Ronnie Melancon disse: “Mostre-me seus amigos e eu lhe mostrarei seu futuro”. Como crente, acho que todos merecem ser amados e cuidados. Na verdade, Jesus disse que amar o que não é amável é exigido de todo aquele que O segue (Mateus 5:45-48). No entanto, quem deixamos nos influenciar determina muito do destino final da nossa vida.

POR QUE É DIFÍCIL PARA VOCÊ ABANDONAR OS TOLOS?

Salomão escreveu: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofrerá severamente” (Provérbios 13:20). O apóstolo Paulo ecoou seu sentimento quando disse: “As más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

Se nosso círculo interno de influência é tão importante, então por que tantos de nós andamos com tolos? Acho que a resposta é tripla:

1. Não sabemos estabelecer limites com as pessoas. O que quero dizer é que temos medo de ofendê-los e, portanto, somos vítimas dos desejos de outras pessoas. Sentimos a necessidade de acomodar a todos e, consequentemente, outras pessoas ditam nosso destino!

2. Não sabemos quem somos, então sair com tolos parece confortável, familiar e até reconfortante. É tranquilizador porque estar na companhia de pessoas pequenas pode nos fazer sentir grandes, mas é uma justiça comparativa. O padrão que estamos usando para medir nosso progresso é enganoso.

A grandeza não é um fator de comparação, mas sim o resultado de nossa nobreza interior que é proativamente cultivada em segredo; enquanto ninguém está olhando. Pessoas pequenas são definidas pelo fato de se compararem, por si mesmas, o que acaba por relegá-las ao tamanho da multidão.

A maioria de nós não sabe que os melhores amigos reclamões, resmungões, vítimas e pessimistas estão infectando nossas expectativas e descarrilando nosso destino.

3. Muitas vezes, o maior desafio que encontramos é que os pássaros da mesma plumagem voam juntos. Se crescemos em uma fazenda de galinhas, tendemos a não conhecer nenhuma águia. Além disso, as águias são bastante seletivas sobre quem deixam fazer ninho ao lado delas... é por isso que são águias. Portanto, encontrar amigos novos e saudáveis pode ser um processo lento e cansativo.

FAZER BONS AMIGOS É FREQUENTEMENTE UM PROCESSO

“Ótimo, Kris… isso é muito para nada!” você protesta.

Ok, espere um minuto antes de se desesperar. Eu disse que é difícil fazer amizade com pessoas nobres, mas não é impossível.

 Provavelmente será necessária uma estratégia proativa, então deixe-me dar algumas dicas que podem facilitar:

1. Grandes pessoas não são necessariamente pessoas famosas ou públicas. Tentar fazer amizade com uma pessoa famosa ou pública reduzirá muito suas chances de conexão. Eles geralmente estão muito ocupados. (Acho importante observar aqui que às vezes nossa atração por pessoas famosas não é saudável, pois estamos tentando obter nossa identidade de quem conhecemos, em vez de quem somos).

Muitos grandes líderes são desconhecidos pela multidão. Geralmente é muito mais fácil se conectar com um homem ou mulher nobre que não tenha um perfil público. Bill Derryberry é um dos meus pais espirituais. Ele teve um grande impacto na minha vida. Ele é sábio, experiente e sempre tem tempo para mim, mas a maioria das pessoas não sabe quem ele é.

2. As pessoas nobres querem gastar seu tempo com sabedoria, portanto, ajudá-las a entender o quanto você valoriza a opinião delas é fundamental para se conectar com elas.

Eu não posso te dizer quantas vezes as pessoas pediram meu conselho e depois discutiram comigo! Não peça a opinião de uma pessoa se você valoriza apenas as pessoas que concordam contigo.

Outra coisa que me deixa louco é quando as pessoas pedem minha opinião e não aceitam nada. Dei a muitas pessoas livros para ler, vídeos para assistir e informações para pesquisar. No próximo encontro com eles, muitas vezes percebo que eles não fizeram nada do que eu sugeri.

Se você deseja construir um relacionamento com um grande líder, precisará provar que valoriza o tempo dele

e honrar sua disposição. Uma vez eu dei a esse cara meu livro, Os Caminhos Sobrenaturais da Realeza. Um ano depois, o cara me mostrou seu livro e cada página estava cheia de destaques e anotações. Fiquei tão impressionado com seu amor por mim e seu valor para minha opinião, então fiquei muito feliz por ter dado a ele o livro. Eu acredito que se você deixar alguém supervisionar sua vida, essa pessoa terá uma visão de sua alma.

Deixe-me terminar dizendo que, para afetar diretamente seu sucesso na vida, além de servir a Jesus, a coisa mais eficaz que você pode fazer é escolher sabiamente seus amigos mais próximos.

MANEIRAS DE REFLETIR SOBRE OS INFLUENCIADORES DA SUA VIDA

Pergunte a si mesmo:

1. Meus amigos estão me ajudando a ser um líder melhor?

2. Tenho amigos mais talentosos, inteligentes e experientes do que eu?

3. Escolhi meus amigos proativamente ou foi por acaso?

4. Meus amigos estão me segurando?

5. Posso citar três amigos que estão me tornando melhor?

Suas respostas a essas perguntas mudarão você para sempre! Visite-os quando suas estações na vida mudarem e eles o ajudarão a se cercar de amigos nobres em vez de tolos. Você luta para deixar de lado os tolos em sua vida? Como você planeja trabalhar com isso? Eu adoraria ler seus pensamentos nos comentários!

THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: