Eu amo o que está acontecendo no mundo nesse momento, pessoas reconhecendo sua necessidade por conexão e relacionamento com outras pessoas. Isso não apenas nos empodera para uma vida mais gratificante e saudável, mas é muito necessário para que vivamos nossos destinos. Algo que eu espero que você considere na sua busca por comunidade é o fato de que nem todas as pessoas são a escolha certa para ter um relacionamento contigo.
Pense sobre isso, tenho certeza que já ouviu alguém dizer: "Ele é um ótimo garoto, apenas se envolveu com as pessoas erradas". Você se torna como aqueles que o rodeiam. Olhe ao seu redor, vê um bando de estúpidos? Se não quer se tornar igual, então é hora de escolher seus amigos com sabedoria.
MEU GIGANTESCO PONTO CEGO
Eu tinha um gigantesco “ponto cego” em minha vida chamado arrogância. O problema é que eu não sabia que estava lá, até que um amigo confiável o mencionou. Se você já veio nos visitar aqui em Redding, sabe que o estacionamento na Bethel fica lotado mais rápido do que o de uma loja em dias de promoção. Eu cheguei a igreja um dia e não conseguia achar uma vaga, nem mesmo no nosso local reservado para funcionários! O único espaço disponível era a vaga para deficientes no estacionamento dos funcionários, que nunca era usada.
Nem sequer tínhamos alguém na equipe que fosse deficiente, por isso eu imaginei que não teria problema algum se eu estacionasse ali. Especialmente porque, eu literalmente nunca tinha visto ninguém usar aquela vaga! Então eu estacionei na vaga para deficientes e segui com o meu caminho.
Alguns dias depois, meu amigo Dann Farrelly me abordou. Ele gentilmente perguntou: "Ei Kris, eu não me sinto bem com você estacionando na vaga para deficientes. O que estava pensando?" Eu, imediatamente contei todas as minhas razões; o fato de que nós não tínhamos ninguém deficiente em nossa equipe, que o estacionamento estava completamente lotado, e que eu era o pastor responsável e precisava entrar no prédio. Como é que tudo isso não era óbvio para ele?
O Dann respondeu: "Bem, essa não é a questão. Primeiro de tudo, suas justificativas não são verdadeiras, pois pessoas com deficiência continuam precisando daquela vaga, mesmo não fazendo parte da nossa equipe. Dá acesso a um caminho que leva a outros edifícios que eles podem precisar ir. Mas a questão é que você está dando o exemplo para nossos funcionários e comunicando algo a eles com suas ações, quer se dê conta ou não. Você está dizendo que podemos ignorar as leis com as quais não concordamos. E quebrá-las não conta se não for pego. Simplesmente não é correto."
Quando ele me disse isso, pensei que ele era louco! Nós tivemos um diálogo intenso (por outras palavras: uma discussão acalorada) e no final saí dali realmente bravo. Eu pensei sobre isso por alguns dias e esfriei minha cabeça. Cheguei a conclusão que se tratava de algo que ia além de encontrar um lugar conveniente para estacionar, e que eu realmente tinha o senso de que estava acima da lei e que meus anos na Bethel me davam o direito de não ter que obedecer as regras. Eu desci do meu cavalo e no fim realmente apreciei o parecer do Dann. Ele me ajudou a enxergar uma área na minha vida que nem eu mesmo sabia que precisava crescer e agora sou um líder melhor por causa da sua contribuição.
GENTILEZA É LEGAL, MAS NÃO SEJA TOLO
Eu sei que alguns de vocês podem estar pensando: "Mas Kris, a Bíblia diz para amar a todos!". Não estou discordando disso. Nós somos chamados a ser gentis com todos, independente do estado de necessidade ou perdição. Não estou dizendo que deveria ser grosso ou maldoso, estou simplesmente dizendo que nem todas as pessoas a quem você ministra, devem ter um lugar de influência na sua vida.
Provérbios 13:20 diz: "O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." Então, como equilibrar o seu coração para amar as pessoas sem que se prejudique por estar na companhia de tolos?.
O segredo é dar a diferentes pessoas, diferentes níveis de acesso - para te conhecer, para passar tempo com você e para opinar na sua vida- ao nível que deseja que eles te influenciem. Limites têm um papel muito significativo nisso. Eles são uma forma de deixar as pessoas certas a terem acesso a um lugar profundo em sua vida.
Quando você está em um relacionamento profundo com alguém que está produzindo bons frutos, isso permite que eles influenciem sua vida. Existe uma relação de troca enquanto vocês compartilham vulnerabilidade e sabedoria um com o outro. Por outro lado, quando você permite que um estúpido te influencie, o fruto em sua própria vida começará a se parecer com o fruto (geralmente apodrecido) que você vê na vida deles. E no fim se encontrará olhando-se no espelho apenas para contemplar outro estúpido.
PERMITA QUE OUTROS ENTREM
Se a verdade liberta, então tomar conselho daqueles que dizem a verdade, é a melhor maneira de preparar-se para a liberdade. Uma vez que você discerniu e escolheu as pessoas que quer no seu círculo íntimo, é importante convidá-los para te aconselharem. O tom desse processo, não é ditado por mais ninguém a não ser você mesmo. Criar um local seguro para que as pessoas sintam que podem compartilhar o que estão vendo na sua vida, é uma chave para se tornar em alguém que muda o mundo! Então peça feedback, e em seguida escute. A forma como responde ao feedback, irá comunicar o quanto valoriza a pessoa que está compartilhando a sua opinião.
Muitas vezes pessoas me pediram para opinar em suas vidas e depois me trataram com frieza ou discutiram comigo porque não concordaram com o que eu disse. Alguns até mesmo me deram o tratamento do silêncio. Esse tipo de punição não me faz querer compartilhar com eles outra vez. Não estou dizendo que estou sempre certo, e eu não espero que as pessoas concordem sempre comigo, mas eu quero sentir que estou sendo valorizado pela pessoa a quem estou dando meu parecer.
As pessoas que te aconselham nem sempre estão certas, mas Provérbios 11:14 diz: "Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há vitória." Então se você quer ser vitorioso, vale a pena o risco de perguntar e proativamente convidar a sabedoria. A verdade é que todos temos "pontos cegos”, coisas que nós nem mesmo sabemos que precisam ser trabalhadas e é importante receber a ajuda de outros para ver claramente e crescer em nossos chamados.
Eu adoraria saber como você discerne a quem conceder um lugar de influência na sua vida. Me conte nos comentários abaixo.