Meu pai morreu afogado quando eu tinha 3 anos, deixando minha mãe sem um tostão e com dois filhos pequenos para alimentar. Era o final dos anos 50 e os programas de segurança social na América davam apenas o sustento básico. Mudamos para um projeto rodeado por outras pessoas encalhadas no mesmo sistema de pobreza por vários motivos. Logo aprendi que havia uma espécie de camaradagem entre os pobres, alimentada por nossos inimigos comuns. Todos nós desprezávamos os ricos, insultávamos os grandes negócios e culpávamos o Tio Sam por nossa condição de privação, para citar apenas alguns. Éramos pessoas pequenas e sem poder; perdidos no mar da humanidade, remando forte, mas não chegando a lugar nenhum. Os ventos da adversidade financeira batiam contra nossos pequenos barcos e, como se isso não fosse ruim o suficiente, ricos navios de cruzeiro passavam por nós apressadamente, deixando-nos para trás, lidando com os efeitos da sua passagem. Isso nos lembrava ainda mais dos modos irrefletidos dos ricos e cimentava em nossas mentes a muralha de indiferença que separava os "ricos" dos "pobres" deste mundo.
8 DIFERENÇAS ENTRE PESSOAS RICAS E PRÓSPERAS
Cresci pobre e odiando os ricos. Eu não sabia como sair dessa mentalidade de pobreza. Levei anos para entender meu valor, minha identidade em Cristo e o coração de Deus para uma vida abundante (João 10:10), e aprender o que é uma mentalidade de prosperidade. É algo que vem de dentro e vai se manifestando em sua vida. Fico feliz em dizer que não penso da mesma forma que pensava quando era criança. O que eu precisava entender era o fato de que ser rico e ser próspero são duas coisas completamente diferentes. Aqui estão algumas coisas específicas que aprendi ao longo do caminho.
1. Pessoas ricas obtêm sua identidade das coisas que possuem; suas casas, carros, iates, dinheiro, etc. A identidade das pessoas prósperas vem de quem elas são, não do que possuem.
2. Os ricos passam muito tempo tentando não perder seu dinheiro ou o desperdiçam consigo mesmos. O dinheiro das pessoas prósperas é apenas uma expressão de quem são, por isso estão confiantes no seu bem-estar.
3. Pessoas ricas trabalham por dinheiro. O dinheiro das pessoas prósperas trabalha para elas.
4. As pessoas ricas pensam em seus ativos, enquanto as pessoas prósperas sonham com seu legado.
5. Pessoas ricas dão às pessoas. Pessoas prósperas investem nas pessoas, com expectativa de retorno do investimento; medido por um resultado predeterminado. Exemplos: uma nova vida, um bairro transformado, um lucro comercial.
6. Os ricos pensam que seu dinheiro os protege; eles têm a sensação de estar acima da lei. Salomão disse assim em Provérbios 18:11: “A riqueza do homem rico é a sua cidade forte e como um muro alto na sua imaginação”. Pessoas prósperas são inerentemente humildes porque são gratas, sabendo que a fonte de sua provisão é o Senhor.
7. Os ricos desejam o que podem comprar. As pessoas prósperas têm uma visão do legado que estão deixando.
8. O dinheiro da maioria das pessoas ricas foi-lhes dado; eles receberam uma herança, ganharam uma loteria ou uma ação judicial, tiveram sorte na bolsa de valores etc. Portanto, eles não sabem como reproduzir essa riqueza ... como fazer mais. Isso cria muita insegurança em suas almas. Pessoas prósperas têm sabedoria e poder para criar riqueza, portanto, vivem com confiança e não têm medo do futuro.
Essas comparações não pretendem ser a última palavra sobre pobreza, riqueza e prosperidade. São contrastes simples para ajudar a explicar como as pessoas com cada uma dessas mentalidades pensam. As símiles também ajudam a explicar por que muitas pessoas são ricas, mas muito poucas são prósperas. Além disso, porque a verdadeira riqueza é primeiro uma condição do coração que afeta o mundo ao seu redor, e não está necessariamente relacionada a quanto dinheiro alguém tem no banco; existem muitas pessoas prósperas que não possuem muitos bens ativos. Então, onde você se insere? Como pode ajustar seu mundo interior para começar a pensar como uma pessoa próspera em vez de apenas sonhar em ser rico? Eu adoraria ler o que pensa sobre isso nos comentários! E adoraria saber se você tem alguma dúvida, pois vou continuar a escrever mais sobre este tópico.