Kris Vallotton • July 25, 2024

5 MANEIRAS DE JULGAR A PROFECIA

Você já recebeu uma palavra profética e sentiu que era absolutamente correta? Em outras vezes nem tanto? Eu já recebi palavras que em parte pareciam fazer sentido para mim, mas outras partes não. É tão importante saber o que fazer quando recebemos uma palavra profética, porque o poder de uma palavra profética é uma via com dois sentidos: a do doador e a do receptor! Então, o que fazemos com as palavras faladas sobre nós? Como é que as administramos bem? Não precisamos levar em conta cada palavra, mas onde traçamos o limite? Paulo escreve: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem" (1 Coríntios 14:29). Repare que a palavra profética deve ser julgada imediatamente. Deixe-me ser claro, devemos julgar as profecias, não a pessoa que dá a palavra profética.

Quando fomos salvos, nossos espíritos foram despertados. Se você é cristão, seu espírito está vivo e o Espírito Santo também vive dentro de você. Não é mais apenas o Espírito Santo que deseja edificar as pessoas em Cristo, mas nosso espírito agora é inerentemente bom e deseja muito abençoar as pessoas. Você pode ver como, em nosso zelo em ajudar e encorajar as pessoas, podemos apresentar uma palavra como sendo uma “ideia de Deus” quando na verdade é apenas uma boa ideia. O que isso significa para nós é que se você está recebendo uma palavra profética, você tem tanta responsabilidade de julgar a palavra quanto aquele que a deu, porque tanto o doador quanto o receptor têm o mesmo Espírito Santo.

JULGANDO PALAVRAS PROFÉTICAS

Quando examinamos palavras proféticas, o que estamos julgando exatamente? É óbvio que a primeira coisa que estamos tentando determinar é a origem da palavra. Ela provém do Espírito de Deus, do espírito humano ou de um espírito demoníaco? Mas como podemos julgar uma profecia quando se trata do futuro? O Espírito Santo que vive em nós pode discernir a validade da palavra e dar testemunho ao nosso espírito, porque Ele é a fonte de todas as declarações proféticas. Existem alguns outros princípios que nos ajudarão a distinguir quais palavras vêm do Senhor:


1) A palavra deve ser congruente com as Escrituras, bem como com o coração de Deus Pai.

Paulo escreve: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema [maldito]!” (Gálatas 1:8)


2) A palavra profética deve testemunhar com o espírito de quem a recebe.

Não precisa necessariamente de fazer sentido para nossas mentes, mas deve haver um "sim" em nossos espíritos. Procure pelo momento em que uma palavra ressoa com seu espírito.


3) O fruto de todas as palavras proféticas deve ser que a pessoa que as recebe seja trazida para mais perto de Deus e de Seu povo.

Palavras proféticas que separam as pessoas do Corpo de Cristo não têm sua fonte em Deus.


4) Os profetas e a liderança da igreja devem concordar com a palavra e sua interpretação e aplicação.

Quando Deus dá autoridade aos líderes sobre nossas vidas, Ele também lhes dá discernimento sobre nossas vidas. Eles verão frequentemente coisas em nós e terão perspectivas sobre nós que ninguém mais tem. Aqui está o que o autor do Livro de Hebreus tem a dizer sobre nossos líderes: “Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês” (Hebreus 13:17).


5) A interpretação de qualquer revelação profética pertence a Deus, não ao homem.

Portanto, também precisamos da unção do Espírito Santo para saber o significado da palavra, bem como o que fazer com ela. Pedro escreveu isto: “Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1: 20-21).

Quero incentivá-lo a reservar um tempo hoje para relembrar as palavras que foram faladas sobre você e conduzi-las através dessas cinco etapas. Convide o Espírito Santo para falar com você, para ajudá-lo a mastigar a carne e a cuspir os ossos. Oro para que, por meio deste processo, você receba clareza e incentivo, capacitando-o a receber e viver em parceria com o poder das palavras faladas por Deus sobre você!

THE BLOG

Encontre mais posts do blog

By Kris Vallotton July 25, 2024
Você já desejou ter um superpoder? Talvez quando você era mais jovem sonhou em ter força sobre-humana ou ser capaz de ler a mente das pessoas. Os filmes da Marvel podem ter romantizado os super-heróis, mas eu proponho que o Senhor criou os super-heróis antes que os filmes fossem pensados. Sejam os quatro sábios domadores de leões, à prova de fogo, da Babilônia, ou o menino do lado de trás do deserto que matava leões, pisoteava ursos e derrotava gigantes, Deus sempre teve Seus super-heróis.
By Kris Valloton July 25, 2024
Você já se perguntou se tem um chamado profético, mas se excluiu porque não se parecia ou não se sentia como um profeta? Talvez você tenha tido um conhecimento interior profundo ou um encontro profético que confirmou o chamado em sua vida, mas ainda questiona como isso pode ser verdade, porque suas circunstâncias estão longe de como você tem visto o papel do “profeta” em ação.
Ver Mais

NEWSLETTER

Receba conteúdo digital gratuito e newsletters mensais do Kris

 
Share by: