Vamos ser honestos: Com que frequência você já adormeceu ou percebeu sua mente vagando enquanto ora? Se estamos
constantemente fazendo listas para Deus com as coisas que precisamos, a oração pode tornar-se algo mundano ou até mesmo ineficaz. E se a oração fosse mais do que fazer petições aos Céus com uma lista de pedidos, mas fosse sim, uma comunicação com o nosso Pai, como um verdadeiro amigo? O fato é que, Deus está sempre falando. A pergunta é, será que estamos em sintonia com a Sua voz? Jesus morreu na cruz não só para perdoar os nossos pecados, mas acima de tudo para nos levar a um relacionamento com Deus! A comunicação é provavelmente o veículo mais importante para qualquer relacionamento, por isso, se quisermos uma verdadeira conexão e intimidade com Jesus devemos aprender a nos sintonizarmos com o que Ele está falando.
Se você tem tido dificuldades em ouvir Deus, ou talvez esteja tendo dificuldades em discernir o que Ele está dizendo sobre uma decisão específica na sua vida, eu sei que o seu Amigo no céu tem muita coisa que Ele quer compartilhar com você hoje.
DEUS ESTÁ SEMPRE FALANDO
Jesus disse, “As minhas ovelhas ouvem a minha voz…” (João 10:27). Isso significa que, como parte do Seu rebanho, você O ouve! O Senhor está mais determinado e empolgado em falar conosco do que nós estamos em ouvir a Sua voz. Mas, mais uma vez, devemos perceber que Ele não é humano e a Sua primeira língua não é o Inglês, o Espanhol, o Francês, ou qualquer outro idioma humano!
Quando entendermos esta revelação começaremos a entender que, na verdade, nós vemos e ouvimos Deus com muito mais clareza do que imaginávamos. Tudo o que devemos fazer é “sintonizar os nossos receptores para a Sua estação.”
Por exemplo, quando você está dirigindo no seu carro, há música tocando ao seu redor. Mas mesmo se você tentar ouvir atentamente, você não conseguirá ouvir a música. No entanto, se você simplesmente ligar o rádio, vai perceber que estava lá o tempo todo. A razão, é óbvia, é que os nossos corpos humanos nunca foram criados para detectar ondas de rádio. Nós precisamos de equipamento que nos capacite a discernir a música.
Da mesma forma, Deus está sempre falando conosco! O dom da profecia é o equipamento que precisamos para nos conectar com o reino espiritual que existe ao nosso redor, apesar de, frequentemente não conseguirmos ouvir com os nossos ouvidos naturais ou ver com os nossos olhos naturais. O dom de profecia é o receptor de rádio do Céu. Ele nos dá a capacidade de ouvir o que Deus está falando conosco durante todo este tempo, mas nós éramos incapazes de O entender antes de recebermos este dom maravilhoso. Enquanto Ele nos ensina a Sua nova linguagem, Ele também cria uma oportunidade para que nos aproximemos dEle e nos tornemos mais íntimos com o Seu povo.
TESTANDO OS ESPÍRITOS
Enquanto aprendemos a ouvir a voz do Espírito Santo, devemos entender que nem toda a voz do reino espiritual que fala conosco é a voz de Deus. Em 1 João 4:1 diz, “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. João torna claro que nós
os amados - somos capazes de ouvir de outros espíritos além do Espírito Santo.
Lembre-se, o diabo é furtivo em como ele se comunica com os amados. Se ele se tornasse óbvio (com a abordagem clássica dos chifres, tridente e fantasia vermelha), nenhum cristão sensato lhe daria a mínima atenção. A Bíblia diz-nos que, ao invés de agir dessa forma, ele se disfarça como um “anjo de luz” (2 Coríntios 11:14) e devemos estar cientes dos seus esquemas (veja 2 Coríntios 2:11).
Às vezes temos dificuldades em ouvir a voz de Deus porque existe uma guerra para nos manter surdos espiritualmente.
Na parábola do bom semeador (Marcos 4:14-15), Jesus explicou que frequentemente quando Deus fala conosco, o inimigo vem e tenta nos convencer que não ouvimos claramente a voz de Deus ou que não era Deus falando, de forma alguma! A chave aqui é não desistir. Não permita que o inimigo roube a sua esperança ou entre no caminho da sua busca por mais de Deus, mas antes, aprenda a discernir de onde vem a voz que você está ouvindo.
Existem 4 lugares possíveis de onde você pode estar ouvindo:
- O seu espírito: Você é um espírito que tem uma alma e um corpo. Quando você nasce de novo, o seu espírito renasce possibilitando você a ouvir do reino espiritual, mas não necessariamente do Espírito Santo. Ouvir do seu próprio espírito também é uma experiência espiritual e estar ciente disso vai ajudá-lo a discernir qual voz está falando com você.
- Espírito Santo: Esse é o Espírito de Deus, aquele com quem você está construindo um relacionamento e aprendendo a ouvir claramente.
- Espíritos maus: Espíritos do reino do mal podem falar com cristãos da mesma forma que eles falaram com Jesus quando Ele se encontrou com satanás no deserto.
- Anjos: De acordo com Hebreus capítulo 1, esses são espíritos enviados para prestarem serviço aos santos. Anjos também falam conosco sobre as coisas de Deus.